Leia, atentamente, os trechos retirados do livro Peregrinação na coluna "A", leia os conceitos da coluna "B" e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre os trechos e os conceitos. Coluna A I. Palavras de um menino raptado a seus pais, e que os portugueses captores tentavam doutrinar: — Sabeis porque vo-lo digo? Porque vos vi louvar a Deus despois de fartos, com as mãos alevantadas e com os beiços untados, como homens que lhes parece que basta arreganhar os dentes ao céu sem satisfazer o que têm roubado; pois entendei que o Senhor da mão poderosa não nos obriga tanto a bulir com os beiços, quanto nos defende tomar o alheio, quanto mais roubar e matar, que são dous pecados tão graves quanto despois de mortos conhecereis no rigoroso castigo de Sua divina justiça. (Cap. 55). II. Palavras dos tártaros acerca do procedimento dos portugueses: — Conquistar esta gente terra tão alongada da sua pátria dá claramente a entender que deve de haver entre eles muita cobiça e pouca justiça. A que o velho, que se chamava Raja Bendão, respondeu: — Assim parece que deve ser, porque homens que por indústria e engenho voam por cima das águas todas por adquirirem o que Deus lhe não deu, ou a pobreza neles é tanta que de todo lhes faz esquecer a sua pátria, ou a vaidade e a cegueira que lhes causa a sua cobiça é tamanha por ela negam a Deus e a seus pais. (Cap. 122.) Coluna B 1. Denuncia a hipocrisia, a intolerância religiosa. 2. Denuncia a cobiça, a vaidade e a injustiça dos portugueses. Podemos associar a coluna A e B: a. II - 1 e 2. b. I e 2; II e 1 c. I e 1; II e 1. d. I e 1; II e 2 e. I -1 e 2; II - 1 e 2
Soluções para a tarefa
Olá,
Estabelecendo as interpretações acerca do livro "Peregrinação", que trata-se de uma obra de Fernão Mendes Pinto e pode ser considerado um livro de viagens da literatura portuguesa mais reconhecido e traduzido. Por meio de sua narrativa, são expostas críticas sociais mediante a todo processo de imposição socioculturais e religiosas que os portugueses aplicavam.
Assim, temos ambos excertos que trazem à tona essa questão de moralidade e hipocrisia escancarada do povo português. De tal maneira, é possível estabelecer as devidas inferências e realizarmos paralelismos entre as colunas, concluindo que a melhor afirmação que traduz as interligações é a expressa na Alternativa D, em que a coluna I relaciona-se com 1 e a coluna II relaciona-se com 2.
Com trechos como "menino raptado a seus pais, e que os portugueses captores tentavam doutrinar" é possível identificar a sobreposição e imposição religiosa que os portugueses aplicavam. Logo, o que é descrito na afirmação 1.
Já em excertos como "a vaidade e a cegueira que lhes causa a sua cobiça é tamanha por ela negam a Deus e a seus pais." há uma crítica à vaidade, egoísmo e ganância dos portugueses, conforme afirmado em 2.
Bons estudos!
Resposta:
E - I e 1; II e 2
Explicação: