Leia atentamente o trecho seguinte: ...as reivindicações dos direitos humanos dos grupos oprimidos e excluídos não se restringem ao reconhecimento do seu direito à identidade, a uma questão setorial. Todos lutam para que seus processos de singularização, seus devires, se introduzam no conjunto da sociedade. (SANT’ANA, Alayde Avelar Freire. Educando para os Direitos Humanos: Pautas pedagógicas para a Cidadania na Universidade. Brasília, Universidade de Brasília, 2003). As desigualdades percebidas na sociedade são minimamente reduzidas pelos direitos sociais que visam garantir a justiça social. Em um pequeno texto de no mínimo 8 linhas responda: Por que há a necessidade de garantir a justiça social? Organize argumentos pertinentes e atidos às indicações de leituras propostas:
Soluções para a tarefa
O ser humano vive em sociedade e necessita, portanto, de regras de comportamento, direitos e deveres. A justiça social visa assegurar os direitos de todos a uma sociedade um pouco mais "justa" com as mesmas oportunidades. No Brasil, as desigualdades são enormes e acredito que se não houvesse no mínimo algumas diretrizes sociais, e mesmo o muito pouco tenha sido feito estaríamos muito piores. Há vários mecanismos, estatutos e leis que asseguram os direitos dos menos favorecidos( negros, indígenas e outros), e ainda assim, há uma considerável parte da sociedade que se vê alheia a todos estes povos, vivendo como se fosse melhores que todo mundo.
Nesse sentido, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade, têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Ou seja, todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho, e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos . Essa ideia parte do princípio de que não é possível falar em desenvolvimento de uma sociedade considerando apenas o aspecto econômico. Neste foco, a noção de justiça social está atrelada à construção do que é chamado de ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL,( uma organização política) que prevê que o Estado de uma nação deve prover meios de garantir seguridade social a todos os indivíduos sob a sua tutela. O que significa que o acesso a direitos básicos e as ações de seguridade social, devem ser estendidos a todos.
A
ideia é viver em uma sociedade mais justa, e igualitária, mas mesmo com
essa organização, a nossa realidade ainda infelizmente é completamente
diferente. Não é bom nem imaginar se não existisse justiça social, o que
seria...