Português, perguntado por elietylopes1, 1 ano atrás

Leia atentamente o trecho que segue:

O grupo de 45 não se articulou de forma consensual em torno de "manifestos" - embora também os tenha conhecido; não cultivou uma postura iconoclasta em relação aos poetas que lhe precederam – especialmente ao núcleo imediatamente anterior, que começara a publicar em torno de 1930; não se reconheceu precursor de nenhum outro grupo, não fez "herdeiros" – e isto a despeito de João Cabral de Melo Neto, em mais de uma oportunidade, ter manifestado simpatia em relação aos concretistas; pois também deixou dito num poema que sua poesia era "sem discípula".

(SANTOS, W. S. dos. A geração de 45: uma "quimera de origem" – Lêdo Ivo, João Cabral de Melo Neto e o discurso geracional. Revista Eletrônica de Estudos Literários, Vitória, ano 8, n. 11, 2012, p. 3).

Levando em consideração o trecho lido, assinale alternativa que apresenta as características da geração de 45:

Alternativas:

a)
A geração de 45, inspirada pela fase heroica do modernismo brasileiro, buscou a destruição do rigor do verso e o questionamento da forma poética.

b)
A geração de 45 é marcada pela metalinguagem, pela preocupação com a forma e com o rigor do texto poético, trazendo discussões sobre o processo criativo.

c)
A geração de 45 denota-se pela forte preocupação social, especialmente na prosa, por esse motivo obras com características neorrealistas são muito comuns nesse período.

d)
A geração de 45 tem como um de seus principais representantes o poeta João Cabral de Melo Neto, que explorou em seus romances a sondagem psicológica, o monólogo interior e introspecção.

e)
A geração de 45 explorou a temática social, por isso pode-se dizer que os escritores desse período preocupavam-se acima de tudo com aspectos temáticos, ignorando as questões formais.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
4

O grupo de 45 não se articulou de forma consensual como vimos outrora, sendo que ela buscou explorar a temática social, e por isso pode-se afirmar que os escritores desse período preocupavam-se acima de tudo com aspectos temáticos, ignorando as questões formais.

Os modernistas da geração de 45 não estavam preocupados com a academia, eles preocupavam-se com os problemas sociais brasileiros, e por isso incluíam regionalismos e abordavam histórias em contexto reais.

Letra E.

Abraços!

Perguntas interessantes