Leia atentamente o trecho do samba da mangueira de 1988: Será que já raiou a liberdade Ou se foi tudo ilusão. Será, oh, será Que a lei áurea tão sonhada. Há tanto tempo assinada. Não foi o fim da escravidão. Hoje dentro da realidade, Onde es tá a liberdade. Onde está que ninguém viu. Moço Não se esqueça que o negro também construiu As riquezas do nosso Brasil. Pergunte ao criador/ Quem pintou esta aquarela/ Livre do açoite da senzala/ Preso na miséria da favela/ Sonhei Sonhei que zumbi dos palmares voltou, ôô/ A tristeza do negro acabou. Foi uma nova redenção Senhor, oh, Senhor! Eis a luta do bem contra o mal (contra o mal)/ Que tanto sangue derramou/ Contra o preconceito racial O negro samba O negro joga a capoeira Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira. Responda: como a música pode ser relacionada ao processo de industrialização no Brasil. Porquê era necessário mão de obra livre no Brasil? Quem foram os trabalhadores absorvidos pela indústria no início do século XX no Brasil? Qual foi o espaço destinado para o negro (ex-escravo) nesse processo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Era necessária mão de obra livre pois era necessário que se formasse um mercado interno mais complexo, coisa que só pode se formar pela expansão do mercado consumidor, formado massivamente por trabalhadores assalariados.
Os trabalhadores absorvidos pela industrialização foram os imigrantes (mais de 90% dos operários em São Paulo nas décadas de 1900 e 1910 eram italianos, por exemplo) e os trabalhadores rurais brasileiros. Os ex-escravizados foram majoritariamente "abandonados" neste processo, tendo sido relegados a lutar por sua própria sobrevivência sem amplos projetos de inclusão social.
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás