Leia atentamente o trecho do capítulo " Breve histórico do ensino de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):
"O objetivo fundamental do ensino de Ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problem as a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho. O aluno deveria ser capaz de “redescobrir” o já conhecido pela ciência, apropriando-se da sua forma de trabalho, compreendida então com o “o método científico”: uma seqüência rígida de etapas preestabelecidas. É com essa perspectiva que se buscava, naquela ocasião, a democratização do conhecimento científico, reconhecendo-se a im portância da vivência científica não apenas para eventuais futuros cientistas, mas também para o cidadão comum." p. 19
"No âmbito da pedagogia geral, as discussões sobre as relações entre educação e sociedade são determinantes para o surgimento das tendências progressistas, que no Brasil se organizaram em correntes importantes, como a Educação Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Foram correntes que influenciaram o ensino de Ciências em paralelo à tendência CTS. Era traço comum a essas tendências a importância conferida aos conteúdos socialmente relevantes e aos processos de discussão em grupo. Se por um lado houve renovação dos critérios para escolha de conteúdos, o mesmo não se verificou com relação aos métodos de ensino/ aprendizagem, pois ainda persistia a crença no método da redescoberta que caracterizou a área desde os anos 60." p. 20
Pelo inferido da leitura dos dois trechos destacados acima, é correto afirmar que:
A.
A abordagem construtivista surgiu como proposta alternativa ao ensino no qual o conteúdo em Ciências deveria ter relevância para a vida do aluno, não havendo, portanto, proposta na mudança da forma de ensinar.
B.
Abordagens como CST (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e outras que destacavam a importância social da Ciência indicaram profunda mudança na metodologia de ensino, como proposta alternativa à abordagem da redescoberta, proposta na década de 60.
C.
A abordagem da redescoberta, como proposta na década de 60, orientava os professores a destacarem a importância da Ciência dentro do cenário social, exigindo que os alunos apresentassem seus conhecimentos prévios ao longo dos experimentos, pois seguia as bases construtivistas.
D.
A abordagem da redescoberta, como proposta na década de 60, orientava os professores a destacarem a importância da Ciência dentro do cenário social, não propondo nenhuma mudança metodológica em relação ao ensino tradicional.
E.
Abordagens como CST (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e outras que destacavam a importância social da Ciência não indicaram mudança na metodologia de ensino, que continuava com a abordagem da redescoberta, proposta na década de 60.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Letra C.
A partir da década de 80, surge a educação construtivista, de forma a romper com todo o modelo tradicional de ensino, o qual se baseava na educação bancária de Paulo Freire, em que os educadores simplesmente depositavam o conhecimento sobre os alunos, que atuavam de forma passiva.
Dessa forma, a educação construtivista procura dar protagonismo e autonomia aos estudantes, os quais passam a se desenvolver de forma crítica e reflexiva, sobretudo no que tange a importância da Ciência dentro do contexto social.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás