Leia atentamente o trecho da música “Bala Perdida”, de Gabriel O Pensador. Em seguida, analise as assertivas propostas: “Eu sou uma bala perdida, uma bala desgraçada Inofensiva, feito uma criança abandonada Eu estou sendo injustiçada Não sou culpada Se eu tô aqui é porque eu fui disparada Eu não queria entrar na arma mas o dedo foi mais forte O dedo me pôs na arma, puxou o gatilho, então porque que eu sou responsabilizada pela morte? Eu gostaria de ser uma bala de mel Feita com amor, embrulhada num papel Mas vocês me fizeram pra acabar com a vida Desde que eu nasci eu sou uma bala perdida Eu sempre fui perdida, por natureza Até num suicídio ou em legítima defesa A maioria ainda nem percebeu: Vocês tão muito mais perdidos do que eu.” I.Na música em questão, a bala afirma sua intenção de firmar-se como instrumento de morte e tragédia, já que reitera seu poder destruidor. II.A função humanizadora da arte reside principalmente em sua capacidade de nos sensibilizar e, por conseguinte, fazer-nos mais abertos aos problemas do outro e do mundo. III.No caso do fragmento acima, a linguagem figurada, própria do discurso literário, permite que tenhamos contato com uma possibilidade de discurso de um objeto inanimado. A bala perdida ganha vida e se defende do fato de ser considerada vilã, atribuindo ao homem a culpa por seu poder destrutivo. IV.Na segunda metade do século XX, surgem com muita força movimentos musicais urbanos de rap, break e funk, voltados para a desmistificação das periferias como centros de pobreza e marginalidade. V.O compositor faz uso de uma linguagem erudita, a fim de valorizar o discurso acadêmico que defende os manifestos anticriminalidade no Brasil. Estão CORRETAS: ALTERNATIVAS I e II, apenas. II, III e IV, apenas. III, IV e V, apenas. I, II e III, apenas. I, IV e V, apenas.
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Olá,
Vamos analisar as alternativas:
I.Na música em questão, a bala afirma sua intenção de firmar-se como instrumento de morte e tragédia, já que reitera seu poder destruidor.
Verdadeiro - Em vários momentos do trecho o autor repete a letalidade da bala perdida
II.A função humanizadora da arte reside principalmente em sua capacidade de nos sensibilizar e, por conseguinte, fazer-nos mais abertos aos problemas do outro e do mundo.
Verdadeiro - Esse recurso utiliza a empatia.
III.No caso do fragmento acima, a linguagem figurada, própria do discurso literário, permite que tenhamos contato com uma possibilidade de discurso de um objeto inanimado. A bala perdida ganha vida e se defende do fato de ser considerada vilã, atribuindo ao homem a culpa por seu poder destrutivo.
Verdadeiro - Há duas interpretações possíveis, a descrita acima, através da personificação da bala, e a metáfora da relação entre a bala e um possível atirador.
IV.Na segunda metade do século XX, surgem com muita força movimentos musicais urbanos de rap, break e funk, voltados para a desmistificação das periferias como centros de pobreza e marginalidade.
Falso - Esses movimentos surgiram e são utilizados para protesto e protagonismo de zona periféricas, assim como para exibir seus problemas
V.O compositor faz uso de uma linguagem erudita, a fim de valorizar o discurso acadêmico que defende os manifestos anticriminalidade no Brasil.
Falso - O autor utiliza uma linguagem figurada e informal.
Apenas I,II e III estão corretas.
Vamos analisar as alternativas:
I.Na música em questão, a bala afirma sua intenção de firmar-se como instrumento de morte e tragédia, já que reitera seu poder destruidor.
Verdadeiro - Em vários momentos do trecho o autor repete a letalidade da bala perdida
II.A função humanizadora da arte reside principalmente em sua capacidade de nos sensibilizar e, por conseguinte, fazer-nos mais abertos aos problemas do outro e do mundo.
Verdadeiro - Esse recurso utiliza a empatia.
III.No caso do fragmento acima, a linguagem figurada, própria do discurso literário, permite que tenhamos contato com uma possibilidade de discurso de um objeto inanimado. A bala perdida ganha vida e se defende do fato de ser considerada vilã, atribuindo ao homem a culpa por seu poder destrutivo.
Verdadeiro - Há duas interpretações possíveis, a descrita acima, através da personificação da bala, e a metáfora da relação entre a bala e um possível atirador.
IV.Na segunda metade do século XX, surgem com muita força movimentos musicais urbanos de rap, break e funk, voltados para a desmistificação das periferias como centros de pobreza e marginalidade.
Falso - Esses movimentos surgiram e são utilizados para protesto e protagonismo de zona periféricas, assim como para exibir seus problemas
V.O compositor faz uso de uma linguagem erudita, a fim de valorizar o discurso acadêmico que defende os manifestos anticriminalidade no Brasil.
Falso - O autor utiliza uma linguagem figurada e informal.
Apenas I,II e III estão corretas.
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