Leia atentamente o trecho a seguir para responder a questão a seguir: “Evidências mostram que o Brasil está longe de ser o país da tolerância e da democracia racial. A ideia de um país igualitário, formado pela miscigenação de três raças – o índio, o branco e o negro -, na prática não tem se mostrado verdadeira. Mesmo o carnaval e outros momentos festivos, como a Copa do Mundo, não têm sido suficientes para de fato aproximar as pessoas: propiciam alegrias e contatos fugazes, mas não chegam a proporcionar relações de solidariedade mais profundas”. (FONTE:BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; D´ADESKY, Jacques. Racismo, preconceito, intolerância. São Paulo: Atual, 2002).
Sobre a crítica que Otavio Ianni faz sobre a “democracia racial”, veja as afirmativas abaixo:
I. O autor considera que a escravidão é um dado incontornável para a compreensão do preconceito racial no Brasil.
II. O autor toma como consequência mais cruel do mito da “democracia racial” o mascaramento da violência a qual são submetidos os afrodescendentes no Brasil.
III. Ianni crê que a escravatura tem no Brasil um caráter diferente daquela que aconteceu em outros países, pois aqui ela ocorreu de maneira mais harmoniosa. IV. Ianni afirma que é fundamentalmente durante o período da escravidão que se formou a cultura racista no Brasil.
Agora assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) FALSA(s):
Escolha uma:
a. III
b. IV
c. II e III
d. I, II e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra a): Apenas a III Apresenta uma Afirmação Falsa.
Perguntas interessantes