ENEM, perguntado por dudaribeiro2123, 11 meses atrás

Leia atentamente o trecho a seguir, em que o autor expressa suas impressões sobre a situação atual da cidade de Istambul, uma das maiores e mais antigas do mundo. [...] Enquanto pedalo pela cidade, percebo que os prédios antigos – casas de madeira, palácios de estilo europeu do século XIX e edifícios do período otomano – estão sumindo. Por toda parte só vejo tediosos prédios residenciais de concreto sendo erguidos. Fico pensan- do em como prédios e bairros tão característicos podem ser eliminados com tanta facilidade. O que essas pes- soas têm na cabeça? Isso pode até parecer algo que o príncipe Charles diria, mas não entendo como ninguém consegue enxergar o que está acontecendo. No mundo todo, aquilo que o Museu de Arte Mo- derna classifica como "estilo internacional" foi usado como desculpa para a construção de inúmeros pré- dios que mais parecem casamatas, projetos habitacio- nais horrorosos, prédios apáticos de escritórios e os inconfundíveis e decadentes projetos habitacionais e comerciais terceiro-mundistas de blocos de concreto. Esse lixo é visto como algo de qualidade porque imita, ainda que porcamente, um estilo prestigioso. [...] David Byrne. Diários de bicicleta. São Paulo: Manole, 2010. (Adapt.). Pode-se afirmar corretamente que o texto apresenta uma das facetas do processo de globalização, uma vez que: a trata da consolidação do meio técnico-científico- -informacional. B destaca o aumento da desigualdade entre os paí- ses na economia mundial. c descreve o processo de abertura econômica de um país que ingressa na globalização. D expressa a sobreposição de modelos globais às necessidades e características locais. e demonstra como a racionalidade técnica se sobre- pôs à religiosa em um país muçulmano.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
0

Letra A: conclui-se que a globalização apresenta duas facetas, uma positiva e outra negativa, de modo que elas são consequências diretas de uma consolidação do meio técnico-científico-informacional.

A Globalização "reduz" as fronteiras, proporciona a otimização dos fluxos internacionais de recursos, mercadorias, pessoas e de capitais, além de gerar a longo prazo a redução dos custos dos bens de consumo e produzir a acessibilidade.

Abraços!

Perguntas interessantes