Leia atentamente o trecho a seguir, do livro “Amanda e os Nanorobôs”, de Eliú Quintiliano, e responda ao que é solicitado.
“Alyessa, acostumada ao conforto que sempre viveu, lembrava-se da amena temperatura que as paredes frias do castelo proporcionavam ao interior do palácio, aonde morava com sua família, o teto era alto em todos os cômodos do castelo, mesmo que o grande astro azul com todo seu brilho banhasse com seus raios o castelo o dia todo, dentro do castelo sempre era muito fresco, mesmo no auge do verão.”
Disponível em: Acesso em 04 set 2017.
No texto, a respeito alguns fatos da norma padrão ou língua culta que, frequentemente, geram confusões, dúvidas e os desagradáveis desvios, há um trecho que não está de acordo com a gramática normativa. Analise as afirmativas que seguem.
I. No trecho “o teto era alto em todos os cômodos do castelo”, a palavra em destaque está escrita inadequadamente, pois o correto, nesse caso, é auto.
II. No trecho “aonde morava com sua família”, a palavra em destaque está não está empregada corretamente, pois deveria ser onde, indicando o local da moradia.
III. No trecho “dentro do castelo sempre era muito fresco, mesmo no auge do verão”, a palavra destacada, nesse contexto, está com sentido de “maior grau”, “ponto mais intenso”, “clímax”.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Apenas em II.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em III.
Apenas em I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Olá,
I. Falso. No trecho “o teto era alto em todos os cômodos do castelo” a palavra "alto" está empregada de forma correta, pois refere-se a altura, ou seja, a altura do teto.
I. Verdadeiro. Já durante o trecho “aonde morava com sua família” a palavra aonde está usada de forma errada, visto que o certo seria onde.
III. Verdadeiro. Durante o trecho “dentro do castelo sempre era muito fresco, mesmo no auge do verão” a palavra auge refere-se a um ponto mais intenso, ou seja, quando o verão era mais "forte".
Em II e III.
Abraços!
Respondido por
1
Resposta:
Apenas em II.
Explicação:
Corrigida no AVA
Perguntas interessantes