Leia atentamente o texto:
“Os novos homens da Inglaterra, os homens que enriqueceram com o comércio, sentiam-se atraídos por um tipo de crença religiosa muito diferente da fé instituída da Inglaterra. Em sua maior parte, eram puritanos: queriam um tipo de cristianismo mais puro do que aquele que a Reforma dera ao país. Queriam um cristianismo tão puro que não admitisse tolerância, nenhuma alegria, nenhuma cor, até mesmo nenhuma caridade; uma religião austera que desconfiasse de qualquer prazer e que punisse o vício da maneira mais rigorosa possível. O protestantismo da Igreja instituída derivava em boa parte do alemão Lutero, cujas ‘reformas’ não haviam se afastado tanto assim do cristianismo tradicional; mas os puritanos seguiam João Calvino, de Genebra, que ensinava que o livre-arbítrio não existia e que os homens estavam predestinados, desde o começo dos tempos, a ir ou para o céu ou para o inferno. Essa doutrina, ao estabelecer que nossos feitos e malfeitos faziam muito pouco diferença em relação a nosso destino final, conduzia ao controle do comportamento moral das pessoas mais a partir do exterior do que do seu interior – em outras palavras, as pessoas deviam se tornar boas através de um tipo de governo exercido por homens santos. Sob o calvinismo, não havia qualquer divisão entre Igreja e Estado, em que cada um constituísse um poder separado; Igreja e Estado tornaram-se uma coisa só, e a Inglaterra, depois da Guerra Civil, teve um governo de ‘santos’, segundo o modelo de Genebra. Só um prazer parece permitido aos calvinistas, e é o de ganhar dinheiro. O cristianismo tradicional condenava o empréstimo de dinheiro a juros; o calvinismo permitia-o. E, desse modo, podemos ver o elo entre os novos homens do comércio e a religião que praticavam e o elo entre sua religião e sua política” (BURGESS, 1999, p.122 e 123, grifos do autor).
Com base nos argumentos do autor, atente-se para as afirmações, sendo V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) Os comerciantes emergentes da sociedade inglesa sentiram-se inclinados a adotar uma fé que condenasse todos os defeitos morais, exceto em relação à usura.
( ) O puritanismo ganhou muitos adeptos, apesar de sua moral rígida, por propor a integração entre a Igreja e o Estado.
( ) Calvino causou uma revolução na forma como a fé era vista pela sociedade inglesa, por isso o cristianismo tradicional ganhou mais adeptos.
( ) Os calvinistas não condenavam o empréstimo de dinheiro, mas os adeptos do puritanismo não consideravam essa prática como algo saudável. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V-F-V-F
b. V-V-F-F
c. F-V-F-V
d. F-V-V-F
e. V-F-F-V
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Na minha opinião. Letra e. V-F-F-V
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás