Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões que se seguem: Uma análise das lutas suscitadas pela ocupação holandesa no Brasil pode ajudar a desconstruir ideias feitas. Uma tese tradicional diz respeito ao reforço da identidade brasileira durante as lutas com os holandeses: a luta pela expulsão dos holandeses seria obra muito mais dos brasileiros e negros do que dos portugueses. Já a tese que critica essa associação entre a experiência da dominação holandesa e a gênese de um sentimento nativista insiste nas divisões – no âmbito da economia açucareira – entre senhores de engenho excluídos ou favorecidos pela ocupação holandesa.Adaptado de CURTO, Diogo Ramada. Cultura imperial e projetos coloniais (séculos XV a XVIII). Campinas: Editora da Unicamp, 2009. p. 278.
a) Mencione dois fatores que levaram à invasão de Pernambuco pelos holandeses no século XVII *
b) Identifique no texto duas interpretações divergentes a respeito da luta contra a dominação holandesa no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
a) A interpretação tradicional reforça a tese de que a luta para expulsão dos holandeses teria motivado a formação de tal identidade. Outra interpretação critica a primeira, apontando as diferenças de interesses entre senhores de engenho favorecidas e não favorecidos pela ocupação dos holandeses.
b) a formação da Cia das Índias Ocidentais, em 1621, interessada no comércio de açúcar e de escravos; e o embargo espanhol à participação holandesa na economia açucareira brasileira.
Perguntas interessantes