- Leia atentamente o texto abaixo e marque a upyau curela.
"O grande principio de Parmenides, que é o próprio princípio da verdade (o "sólido coração da
verdade robusta"), é este: o ser é e não pode não ser, o não-ser não é e não pode ser de modo
nenhum
""Ser e "não-ser", portanto, são tomados no significado integral e univoco: o ser é o positivo
puro e o não-ser o negativo puro, um é o absoluto contraditório do outro. De que modo
Parmenides justifica esse seu grande principio?"
"A argumentação é muito simples: tudo aquilo que alguém pensa e diz, é: Não se pode pensar
(e. portanto, dizer) a não ser pensando (e, portanto, dizendo) aquilo que é. Pensar o nada
significa não pensar de fato, e dizer o nada significa não dizer nada. Por isso, o nada é
impensável e indizivel. Assim, pensar e ser coincidem:... pensar e ser é o mesmo (palavras
de Parmènides)
"Há muito que os intérpretes apontaram nesse principio de Parmènides a primeira grande
formulação do principio da não-contradição, isto é, daquele principio que afirma a
impossibilidade de que os contraditórios coexistam ao mesmo tempo. E os dois contraditórios
supremos são precisamente o 'ser' e o "não-ser", se existe o ser, é necessário que não exista
o não ser. Parmènides descobriu esse principio sobretudo em sua valência ontologica:
posteriormente, ele seria estudado também em suas valências lógicas gnosiológicas e
linguisticas constituindo o pilar principal de toda a logica do Ocidente
De acordo com o texto:
A Parmenides inaugurou o principio lógico da não-contradição ao afirmar que ser e não-ser
não se coadunam
B-A existência do ser não é necessaria
C-E possivel existir e não existir ao mesmo tempo.
D - Todas as alternativas estão corretas.
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Resposta:
todas as alternativas estão corretas
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