Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
“As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante” (Karl Marx, A ideologia alemã)
Tomando como referencia a perspectiva marxista de ideologia, analise as sentenças abaixo e indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F)
( ) Ideologia pode ser definida como um processo de falseamento das relações sociais que se inicia na divisão de trabalho e nas relações de produção.
( ) A burguesia, por ser a classe dominante é merecidamente a produtora das ideias dominantes.
( ) Uma dinâmica social em que o proletariado por ser uma classe sem poder material necessita ser orientado espiritualmente pela burguesia.
( ) Um processo de produção de ideias gerais que por serem consensuais servem para orientar a todos em como bem agir.
Escolha uma:
a. F, F, V, V.
b. V, F, F, F.
c. V, V, V, F.
d. F, V, V, V.
e. V, F, V, F.
Soluções para a tarefa
V, F, F, F.
A ideologia, na concepção de Marx, era o conjunto de sistemas (políticos, religiosos etc.) que dominavam uma sociedade, sendo determinada pelas relações de produção e modos de produção dessa sociedade. Ou seja, tudo começa na divisão de trabalho e nas relações de produção, como afirma a primeira opção.
Assim, a forma como a produção é organizada numa sociedade influencia diretamente e contribui para a produção da ideologia dominante, pois as classes que se beneficiam desses modos de organização socioeconômica, adquirindo poder sobre as outras, passam a governar também o modo como uma sociedade se define e se justifica, assim como as instituições que moldam o pensamento da população.
Por exemplo, o feudalismo teria uma ideologia de aspecto religioso, pois a classe dominante era composta por membros de instituições religiosas poderosas.
Não se trata de produzir as ideias dominantes por merecimento, mas por dominação e força. Assim, a burguesia poderia dominar e orientar espiritualmente o proletariado, não porque este precisa dessa orientação, mas porque ele é doutrinado a pensar que precisa. Além disso, a ideologia seria como uma lente que distorce a realidade, dificultando que as pessoas vejam como elas são exploradas ou escravizadas por uma classe dominante.
Além disso, a ideologia não é exatamente um conjunto de regras sobre como bem agir, mas um conjunto de pensamentos sobre diversas coisas, inclusive sobre questões práticas. E a ideologia não poderia ser fruto de um processo consensual justamente porque envolve dominação e desigualdade de poder.