Português, perguntado por vanessaluch34, 1 ano atrás

Leia atentamente o texto abaixo, de Euclides da Cunha:
“Isoladas a princípio, estas turmas adunavam-se pelos caminhos, aliando-se a outras, chegando, afinal, conjuntas a Canudos. O arraial crescia vertiginosamente, coalhando as colinas.
A edificação rudimentar permitia à multidão sem lares fazer até doze casas por dia; - e, à medida que se formava, a tapera colossal parecia estereografar a feição moral da sociedade ali acoutada. Era a objetivação daquela insânia imensa. Documento iniludível permitindo o corpo de delito direto sobre os desmandos de um povo.
Aquilo se fazia a esmo, adoudadamente.
A urbs monstruosa, de barro, definia bem a civitas sinistra do erro. O povoado novo surgia, dentro de algumas semanas, já feito ruínas. Nascia velho. Visto de longe, desdobrado pelos cômoros, atulhando as canhadas, cobrindo área enorme, truncado nas quebradas, revolto nos pendores – tinha o aspecto perfeito de uma cidade cujo solo houvesse sido sacudido e brutalmente dobrado por um terremoto.”

a) O texto de Euclides da Cunha foi extraído de sua obra-prima. Cite o título dessa obra.

b) Diga o gênero em que ela se enquadra(romance, ensaio, conto ou poema épico).

c) O núcleo da referida obra são os acontecimentos de Canudos. Diga, em síntese, o que ocorreu ali.

d) Quem era o chefe místico de Canudos?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
81
a) os sertoes

b) poema épico

c)ocorreu uma guerra,a guerra de canudos,que o povo religioso enfrentou o  exercito da republica.o povo ainda conseguiu manter o exercito 3 vezes ,mais na quarta expediçao eles consegiram arrazar com todo o arraial

d)Antonio Conselheiro
Respondido por EduardoPLopes
50

A - A obra-prima de Euclides é "Os Sertões", publicada em 1902.

B - O livro não tem um gênero específico, apresentando partes que se pretendem um tratado científico (como a descrição do território) e partes que se assemelham a um romance ou a um ensaio.

C - Houve, em Canudos, o estabelecimento de uma comunidade alternativa, não reconhecida pela República do Brasil, e o conflito armado entre os membros desta comunidade e o Exército Brasileiro, tendo morrido, ali, milhares de pessoas.

D - O chefe de Canudos era Antônio Conselheiro.

Perguntas interessantes