ENEM, perguntado por priscilacalixto, 11 meses atrás

Leia atentamente o texto a seguir:


Quando o tema é saúde, tornou-se um hábito contemporâneo a consulta ao Google, tanto é que o site de buscas ganhou um apelido amplamente conhecido: Doutor Google. Os resultados de busca indicam uma imensa quantidade de sites que apresentam receitas milagrosas para uma infinidade de males.

Por outro lado, segundo a reportagem da revista Veja (BASSETE; RAPPA; BERGAMASCO, 11 jul. 2018) em 2017, o Ministério da Saúde monitorou 2200 notícias falsas envolvendo temas relacionados à saúde, tais como obesidade, emagrecimento, câncer, diabetes, entre outros, justamente temas que têm uma procura muito grande pela população.

É neste contexto que tem ocorrido a controvérsia a respeito de campanhas de vacinação. Circulam, nos meios eletrônicos, informações de que algumas vacinas não fariam qualquer efeito, ou que, ainda, provocariam outras doenças. Informações dessa natureza induziram muitas pessoas a não se imunizarem contra algumas doenças, como o sarampo, a poliomielite (paralisia infantil) e a febre amarela.


BASSETE, Fernanda; RAPPA, Marina; BERGAMASCO, Daniel. Epidemia de mentiras. Veja, edição 2590, ano 51, nº 28, p.62-69, 11 jul. 2018.


Com base nas informações acima AVALIE as assertivas a seguir:

I. A automedicação pode ocorrer sob influência de pesquisas nos meios eletrônicos.

II. Os falsos boatos sobre os efeitos gerados pelas vacinas podem causar a volta de doenças que estavam controladas.

III. As campanhas de vacinação realizadas pelo governo devem possuir também a função de esclarecer sobre as doenças.


Considerando o texto, são inferências (conclusões) corretas:


Alternativa 1:
I apenas.

Alternativa 2:
II apenas.

Alternativa 3:
III apenas.

Alternativa 4:
I e II apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danielvidalmartins
1
Alternativa 5/ o texto fala da influência da internet, as pessoa podem não se vacinar por boatos e ter a volta de doenças, e sim as pessoas precisam conhecer mais para que saibam dos riscos.
Perguntas interessantes