Leia atentamente o texto a seguir:
"O texto descritivo representa objetos e personagens, participando, portanto, do texto narrativo. Na verdade, contar uma história é mesclar narrações e descrições."
A partir do trecho apresentado, explique a diferença entre descrições técnicas e/ou informativas (não literárias) e textos de natureza artística ou literária e apresente exemplos de cada um.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As descrições técnicas/informativas apresentam um aspecto realista da situação, pois precisam instruir, repassar informações indispensáveis para certo público, seja esse repasse de maneira escrita (manuais, receitas, instruções, bulas, etc.) ou de maneira gráfica (placas, sinais luminosos ou não, simbologias, etc.).
Textos de natureza artística/literária apresentam uma intenção mais despojada da realidade, apresentando sim situações dela, mas com aspectos que não precisam ter a mesma intensidade ou a mesma finalização do que ocorre de verdade. É permitido 'viajar' nos contextos, manipular personagens, diálogos, sentimentos, tudo em busca de uma estória agradável ou uma história com quês de personalidade do autor. Ocorre muito em romances literários, contos, poesias, peças teatrais, novelas, seriados...
Explicação:
Texto literário é aquele em que o autor busca transmitir uma ideia com cuidados estéticos
(rima, figuras de linguagem ou personagens fictícios). É o texto dos poetas, músicos,
Já o texto não literário é aquele em que o autor procura transmitir informações objetivas,
concretas e reais. Não há preocupação artística ou literária. É o caso do jornalismo, dos estudos
em sala de aula, das comunicações dentro de uma empresa. Observe um exemplo de texto
não literário publicado na Revista Globo Rural em maio de 2013