História, perguntado por agudelomontoyak7786, 1 ano atrás

Leia atentamente o texto a seguir: "(...) Furtado aprofundou seus estudos sobre o subdesenvolvimento, durante o período em que trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre 1949 e 1957, durante o qual manteve profícua convivência profissional com Raul Prebish. Na qualidade de chefe da Divisão de Desenvolvimento da Cepal, ele realizou vários trabalhos sobre países específicos e aprofundou sua interpretação sobre a problemática do subdesenvolvimento latino-americano. No Grupo de Trabalho Cepal/BNDE, Furtado retomou seus estudos sobre a economia brasileira, cujo relatório influenciou o diagnóstico e a montagem do Programa de Metas do Governo Juscelino Kubitschek. Nesse período, Furtado consolidou sua formação teórica e sua capacidade de interpretação do subdesenvolvimento como uma questão histórico-estrutural. No ano acadêmico de 1957/58, como visitante e fellow do Kings's College, em Cambridge, Furtado organizou suas reflexões,

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
3

A questão está incompleta, segue abaixo o complemento:


Sobre o conceito de modernização reflexiva, analise as afirmativas a seguir, julgando cada uma delas em V para verdadeiro ou F para falso:

I - A corrente desenvolvimentista nacionalista foi defendida por Celso Furtado, e teve seu ápice no governo Juscelino Kubitschek, declinando em 1961 com a renúncia de Jânio Quadros.

II - Apesar de o Plano Trienal de Goulart ter sido elaborado por um economista de tradição cepalina (Celso Furtado), tinha um cunho neoliberal como as reformas fiscais e bancárias, o que gerou muitas discussões na eficácia do processo de substituição de importações.

III - O desenvolvimentismo se aprofundou com o plano de metas, criado durante o governo Juscelino Kubitschek (1956 - 1961) que estabelecia, inicialmente, metas de privatização para seis áreas consideradas estratégicas (energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação), afastando assim as intervenções estatais da agenda do governo.

IV - O pensamento cepalino é fundamentado no contraste entre o desenvolvimento e o progresso técnico do centro representado no continente americano pelo Canadá, e a periferia que são os países do sudeste asiático.

V - A base para o desenvolvimento do pensamento cepalino, a qual incluí Furtado, é a ideia da dicotomia centro-periferia: a periferia importa produtos de baixo valor agregado, e demanda estática (a procura pelos produtos que os países periféricos produzem e exportam não varia com o aumento ou redução nos preços), e exportam bens com valor agregado mais alto e demanda crescente.



A sequência correta é V-F-V-F-V.

I – VERDADEIRO. Com a renúncia e Ditadura, ainda, ele teve seus direitos políticos cassados  

por 10 anos.

II – FALSO. O plano tinha regras e instrumentos rígidos para controlar o déficit público, não tendo cunho neoliberal.

III – VERDADEIRO.

IV – FALSO. O pensamento cepalino baseia-se no estruturalismo da América Latina e Brasil, levando em consideração a mudança social.

V – VERDADEIRO. Por isso o nome estruturalismo.

Perguntas interessantes