Leia atentamente o texto a seguir:
“Fazer mal é sempre, de modo direto ou indireto, prejudicar outrem, logo, é fazê-lo sofrer; na sua estrutura racional – dialógica – o mal cometido por um encontra sua réplica no mal sofrido por outro; é neste ponto de intersecção maior que o grito da lamentação é mais agudo, quando o homem se sente vítima da maldade do homem.”
RICOEUR, Paul. O mal: um desafio à filosofia e à teologia. Campinas: Papirus, 1988. p. 24-25.
No texto, o filósofo contemporâneo Paul Ricouer apresenta uma definição para as ações más. Com base em seus conhecimentos, assinale as alternativas a seguir que estão de acordo com o pensamento do filósofo medieval Agostinho de Hipona sobre a origem das más ações.
A
Para Agostinho, Deus é a representação máxima da bondade e da perfeição. Sendo assim, não seria possível ele ter criado o mal.
B
Segundo Agostinho, o mal nasce da ação humana, realizada por aqueles que se desviam de Deus e, portanto, do bem.
C
Agostinho não vê relação entre o livre-arbítrio e o mal, já que o livre-arbítrio serve unicamente para os seres humanos tomarem decisões corretas.
D
Segundo Agostinho, o pecado corresponde aos desvios dos seres humanos para longe da perspectiva do bem, o que é possibilitado pelo livre-arbítrio.
E
Agostinho considerava Deus o criador de tudo, tanto do bem como do mal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
B e D
Explicação:
pois com o mal sofrido por alguém, faz esse alguém passar adiante em algum momento, assim criando um círculo vicioso (foi o que eu interpretei do texto perdão se estiver errado...)
Respondido por
5
Resposta:
alternativa B e D
Explicação:
porque quando alguém faz mal a uma pessoa ela não está apenas se prejudicando e sim também a outra,como exemplo:um psicopata sente prazer em fazer o mal e em presenciar sofrimento da pessoa a quem ele está cometendo a ação!
ESPERO TER AJUDADO!
Perguntas interessantes