Leia atentamente o texto a seguir.
Em abril de 1909, Carlos Chagas, médico e pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, anunciou ao Brasil e ao mundo científico uma descoberta tripla: uma nova doença humana, seu agente causador – o protozoário – e seu inseto transmissor – o popular “barbeiro” […]. Paredes de pau a pique ripadas de taquara, barreadas a mão e colmadas de sapé, palmas ou cascas de árvore. O barro, ao secar, contrai-se e lagarteia-se de inumeráveis rachaduras – couto propício à ninhação de insetos domiciliários. […]. Bebedor do sangue do homem e dos outros animais, o horripilante inseto noturno sai com as trevas da sua toca, aproxima-se das vítimas, distende o ‘fincão’ – tromba sugadora de fio navalhante – espeta-o na carne do adormecido e suga-lhe o sangue até cair para um lado de panturra cheio
Para a identificação da doença descrita no texto acima, bem como sua forma de transmissão ao homem, Chagas seguiu, respectivamente, as etapas do método científico:
A
formulação de uma hipótese, experimentação, observação, coleta de dados e conclusão.
B
observação, formulação de uma hipótese, experimentação, coleta de dados e conclusão.
C
formulação de uma hipótese, conclusão, experimentação, coleta de dados e observação.
D
experimentação, coleta de dados, observação, formulação de uma hipótese e conclusão.
E
conclusão, observação, experimentação, coleta de dados e formulação de hipótese.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B, pois as etapas estão em ordem certa
Explicação:
Etapas do método científico: observação, formulação de uma hipótese, experimentação, coleta de dados e conclusão.
Explicação:
Para identificar a doença que hoje é conhecida como doença de Chagas (nome que foi dado em sua homenagem), o médico Carlos Chagas se utilizou de um método que permite às Ciências estudarem os fenômenos de maneira organizada e lógica, definindo assim etapas que permitirão ao pesquisador gerar conhecimento de forma sistemática. Dentre estas etapas que Chagas seguiu podemos destacar:
Observação - Ocorre quando se deseja obter informações sobre um fenômeno desconhecido. Guiado pela curiosidade, o pesquisador passa então a observar e tentar levantar informações a partir de observação inicial.
Hipótese - Após a observação o pesquisador tenta responder suas dúvidas iniciais a partir das observações realizadas, ou seja, são respostas prévias que serão testadas.
Experientação - Nesta etapa as possíves respostas são testadas então, são realizados experimentos que confirmam ou não a hipótese (explicação prévia).
Coleta de dados - Estes experimentos gerarão dados (informações) que ajudarão a explicar o fenômeno.
Conclusão - Na conclusão, através da experimentação e coleta de dados a hipótese inicial será confirmada ou não. Ainda que a hipótese inicial não se confirme, o estudo contribuiu com informações para ajudar a desvendar o problema.