Leia atentamente o texto a seguir: Em 1950 Getúlio Vargas disputa e ganha novamente as eleições para a Presidência do Brasil. Logo depois, se suicida. Em 1956, Juscelino Kubitschek (JK) torna-se Presidente do Brasil (1956-1961), período de grande desenvolvimento econômico, destacando-se a construção de Brasília e a implementação da indústria automobilística. Em seguida, vem Jânio Quadros, que toma posse da presidência e, ao renunciar, seu vice, João Goulart (Jango), apoiado pelo povo, assume seu lugar, o que não dura muito tempo já que os militares, que nunca o apoiaram, tomam o governo. Com isso, Castelo Branco assume o poder em 1964. Em relação à saúde nesse período histórico, podemos afirmar que I no governo de Getúlio Vargas foi criado o Ministério da Saúde, numa tentativa de fortalecer as ações em saúde pública. II durante o regime militar foi criada uma megaestrutura para a Previdência Social, o que denota de modo claro e inconfundível, sua vinculação com interesses de capital nacional e estrangeiro. Foi nesse período que o Estado passou a ser o grande gerenciador do sistema de seguro social graças a seu aumento de poder nas frentes econômica e política. III com a criação do INPS se consolidou o modelo brasileiro de seguro social e de prestação de serviços médicos. A partir disso o exercício do direito à assistência à saúde não era considerado como exercício da cidadania, mas, sim, como exclusão de quem não era trabalhador com carteira assinada, portanto, não-contribuinte da previdência. Está incorreto somente o afirmado em
Soluções para a tarefa
Resposta: letra D
Explicação: II durante o regime militar foi criada uma megaestrutura para a Previdência Social, o que denota de modo claro e inconfundível, sua vinculação com interesses de capital nacional e estrangeiro. Foi nesse período que o Estado passou a ser o grande gerenciador do sistema de seguro social graças a seu aumento de poder nas frentes econômica e política.
A alternativa II é a incorreta. A base da CLT promoveu direitos para os trabalhadores o que incluía o direito a saúde, com os planos de assistência. A partir dessa medida, os indivíduos que não possuíam carteira assinada, não tinham condições de executar suas funções, devido a desigualdade social que se instaurava no país e da falta de condições básicas.
A ditadura militar apesar de ter como objetivo uma aceleração da indústria, ela não trouxe uma mega estrutura para a previdência social, onde podemos analisar a situação dos trabalhadores naquele período em condições precárias em relação aos seus direitos.