Leia atentamente o texto a seguir:
"À imagem do escrito pelo seu presidente e fundador, Robert Mangaliso Sobukwe, no The Africanist, o PAC considerava a África do Sul como um país africano e se fixava como objetivos colocar um ponto final à supremacia branca e fazer triunfar o pan-africanismo. Ele opunha‑se a uma política multirracial, dirigida pelos brancos, os quais, aos seus olhos, eram todos acionistas da Sociedade Anônima dos Opressores da África do Sul. Ao mesmo tempo, militantes decepcionados com o multirracial South African Congress of Trade Unions que apoiava o CNA, criaram uma federação sindical exclusivamente africana, a Federation of Free African Trade Unions of South Africa" (CHANAIWA, 2010).
Considerando seus conhecimentos sobre a luta contra o apartheid na África do Sul, assinale a alternativa correta.
O fim do apartheid ocorreu a partir da dominação da sede do governo, ação planejada por décadas, mas que só foi concluída no final dos anos 1980.
Nelson Mandela foi um dos líderes do movimento negro sul-africano, o qual foi preso por pregar a desobediência civil contra o regime segregacionista.
A luta contra o apartheid também foi feita de forma violenta; havia dissidentes nos partidos e grupos negros que queriam atitudes mais severas.
O texto apresenta a visão da historiografia inglesa acerca da desorganização interna dos partidos africanos contra o apartheid, o que postergou o seu final.
Soluções para a tarefa
Resposta:Nelson Mandela foi um dos líderes do movimento negro sul-africano, o qual foi preso por pregar a desobediência civil contra o regime segregacionista.
Explicação:
c
Resposta:
C. A luta contra o apartheid também foi feita de forma violenta; havia dissidentes nos partidos e grupos negros que queriam atitudes mais severas.
Explicação:
O texto, produzido por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para disseminar a história da África feita por africanos, demonstra as diversas dissidências internas, algo que Mandela condenava por dificultar a luta antirracista. Alguns membros queriam ações mais violentas, o que causava o atrito. Quem pregava a desobediência civil era Mahatma Gandhi, e foi na Índia que a questão religiosa foi fundamental no processo de independência.