Leia atentamente o seguinte trecho: “[...] O Congresso foi fechado, quase a metade dos parlamentares do MDB foi cassada e muitos foram presos. Vários professores, intelectuais, jornalistas e até militares perderam seus empregos. Os meios de comunicação passaram a sofrer uma rígida censura. Qualquer pessoa poderia ser acusada de delito contra a segurança nacional. Vários artistas foram obrigados a deixar o país, como foi o caso de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque de Hollanda”. PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História sempre presente 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. Os eventos, citados no excerto acima, fazem referência *
a)à criação do Estado Novo, por Getúlio Vargas, período em que seu governo tornou-se uma ditadura com molde nos regimes totalitários europeus.
b)à imposição do AI-5, pelo governo do Gal. Costa e Silva, que mergulhou o Brasil no período de maior repressão dentro da era de ditadura militar.
c)à outorga da Constituição Federal de 1988, que retirou direitos sociais e instalou um regime de exceção no Estado brasileiro.
d)à implementação das reformas de base, pelo presidente João Goulart, fato que desagradou os sindicatos e motivou o golpe das forças militares em 1964.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta:
letra b
espero ter ajuda bjus
Respondido por
9
É correta a alternativa B, já que foi com o Ato Institucional Número 5 (AI-5) que se estabeleceram uma série de mecanismos de censura e limitação da participação política da população no contexto já autoritário da Ditadura Militar.
Com o AI-5 ficaram suspensas uma série de garantias constitucionais importantes, como o direito a Habeas Corpus e de um julgamento justo, o direito ao voto de grupos vistos como "perigosos" e o fim da liberdade de imprensa.
Foi neste período que a Ditadura se tornou mais violenta, praticando torturas e executando extrajudicialmente (ou seja, sem julgamento) pessoas vistas pelos ditadores como "perigosas" para a ordem nacional.
Perguntas interessantes