Português, perguntado por solita16, 1 ano atrás

- Leia atentamente o poema abaixo para responder às questões (06), (07) e (08):
TEXTO I
Soneto de Fidelidade (Vinicius de Moraes)
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
- De acordo com alguns gramáticos, a utilização da locução conjuntiva "posto que" foi mal utilizada no poema em questão por atribuir um significado diferente do sentido pretendido. Com base nessa informação, responda:

6)- Analise os dois últimos versos do poema de Vinícius e explique por que a conjunção "posto que" foi mal empregada no verso em que aparece.(justifique sua resposta)

7)- Qual conjunção seria apropriada a ocupar o lugar da conjunção "posto que", no poema em acima e qual o significado que ela traria à oração em questão? (justifique sua resposta)

8)- No último verso aparece a palavra enquanto. Em relação a essa palavra, explique qual a sua classificação, no contexto das orações subordinadas adverbiais e, explique também qual o sentido dela no contexto do verso em que aparece. (justifique sua resposta)

Soluções para a tarefa

Respondido por jeise4
2
6) A com conjunção 'posto que' é classificada como conjunção subordinativa adverbial concessiva (ex: embora, ainda que, apesar de, mesmo que etc) e expressa uma ideia contrária à da oração principal sem, no entanto, impedir sua realização. Ela está mal empregada no poema justamente por isso, por dar uma ideia de concessão à oração. 7) A conjunção adequada seria uma subordinativa adverbial causal (ex: porque, que, como, visto que, uma vez que, etc). A expressão adequada ficaria assim: "Que não seja imortal, VISTO QUE é chama. Desse modo, o sentido atribuído à oração seria de causa. 8) 'Enquanto' é uma conjunção subordinativa adverbial temporal, ela dá um sentido no poema de uma circunstância de tempo ao fato expresso anteriormente. Fonte: Só português.
Perguntas interessantes