Leia atentamente o fragmento abaixo:
A educação a distância (EAD) no Brasil é, atualmente, um campo em visível crescimento, mas repleto de polêmicas e desafios. Num passado bem recente, a EAD era considerada uma modalidade educacional de segunda categoria, desprestigiada, encarada com desconfiança, especialmente no ensino superior. Hoje, o desenvolvimento de tecnologias avançadas de informação e de comunicação impulsiona o crescimento da EAD, reduzindo os preconceitos em relação a ela.
A introdução das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na educação pode não representar uma inovação pedagógica, pois a utilização de sofisticados recursos tecnológicos em velhas práticas educacionais não é garantia de uma nova educação. Assim sendo, o critério para analisar uma proposta de EAD parece não estar na mediação tecnológica, mas na concepção didático – pedagógica que subjaz tanto ao suporte tecnológico como à sua utilização na mediação pedagógica.
OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial (2016), todo profissional deverá desenvolver até 2020 10 competências requeridas pelos empregadores para ser considerado apto a solucionar problemas complexos que emergem das transformações ocorridas no século XXI. Essas competências podem ser divididas em três domínios: cognitivo, interpessoal e intrapessoal.
1. Caracterize os três domínios mencionados acima.
2. De que forma a metodologia de ensino e aprendizagem adotada pela modalidade de EAD da sua universidade pode contribuir com o desenvolvimento destas competências (domínios), ou seja, com o desenvolvimento da capacidade de articular e mobilizar valores, conhecimentos e habilidades para a resolução de problemas?
Soluções para a tarefa
Cognitivo, interpessoal e intrapessoal.
O conhecimento cognitivo diz respeito a como a pessoa processa e analisa as informações que recebe. Cada indivíduo tem um desenvolvimento cognitivo.
Por sua vez, o interpessoal fala sobre as habilidades de se relacionar bem com os demais. Resultando em interações positivas com os outros, que permitem um ambiente harmonioso e tranquilo.
E por fim, o domínio intrapessoal é como o indivíduo lida com suas emoções e a partir disso, molda-as para alcançar seus objetivos.
2. Para chegar a esse objetivo, dependerá muito do perfil da sua instituição.
Porém, a mesma precisa realizar atividades que promovam esses conhecimentos como a realização de problemas mais complexos, motivação dos alunos, o ensinamento por meio de exemplos, passo a passo.
Destaca-se ainda o pensamento crítico. Atividades que promovam a reflexão do aluno.
Espero ter ajudado!