Leia atentamente o fragmento a seguir: “O Ponto de Equilíbrio mostra o nível que a empresa atinge quando consegue cobrir todos os gastos (custos e despesas) em relação às quantidades produzidas. A partir desse momento a empresa começa gerar lucros. A premissa é acrescer a cada unidade produzida, somente os custos variáveis, uma vez que todos os custos fixos fazem parte da própria estrutura da empresa, e existem independentemente da produção do período. O Ponto de Equilíbrio é subdividido em: Contábil, Econômico e Financeiro.”. HOFER, E. et al. Gestão de Custos aplicada ao agronegócio: Culturas culturas temporárias. Contabilidade Vista & Revista, v. 17, n. 1, p. 29-46, 2009. Disponível em: . Acesso em: 02 Nov. 2021. Considerando as divisões do ponto de equilíbrio em contábil, econômico e financeiro, discorra sobre as possibilidades de aplicação de cada um dos pontos no processo de gerenciamento empresarial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Método Contábil
Esse é o método mais difundido e conhecido de cálculo, nele o cálculo leva em consideração que as receitas menos despesas devem ser zero.
Método Financeiro
No Ponto de Equilíbrio Financeiro ou de Caixa, de todas as receitas e despesas contabilizadas, são retiradas do cálculo todas aquelas que não representam um desembolso ou entrada no caixa, assim a o indicador fica compatível com o caixa da empresa.
As principais despesas e receitas que são contabilizadas e que não representam uma saída ou uma entrada de caixa são: a depreciação, a amortização e a variação cambial.
Método Econômico
No Ponto de Equilíbrio Econômico, é considerada o custo de oportunidade do dinheiro aplicado, assim se tem uma visão do lucro mínimo aceitável pelo empreendedor tendo em vista que ele aplicou os seus recursos no negócio.
Para mim, esse é o melhor cálculo, pois em economia, a situação de equilíbrio dos mercados se dá no Ponto de Equilíbrio Econômico, pois os rendimentos da atividade produtiva tendem a se igualar em mercados concorrenciais aos rendimentos no mercado financeiro, desta forma fica fácil observar se a empresa vai bem, ou se não vai tão bem, mesmo que apresente um lucro contábil.
Explicação: