Geografia, perguntado por Suavees, 1 ano atrás

Leia atentamente o excerto de texto para responder à pergunta.


“De um lado, questiona-se a validade dos filmes para o conhecimento histórico, por não obedecerem a critérios de validação científica do conhecimento apresentado. Do outro lado, valorizam-se os potenciais da linguagem fílmica em possibilitar imagens mais bem elaboradas do passado, desprezando as limitações das imagens em relação aos critérios de validação do conhecimento.
Contudo Rüsen entende que a História tem um vínculo forte com a memória, que é viva e ativa no presente, por isso ela se opõe à pretensão pura e simples de factualidade e objetividade. Mas a interpretação pura e simples do passado como uma memória desprovida de regras e fundamentos racionais se tornaria também utilitarista, pois desqualificaria o fator da experiência no âmbito da narrativa histórica. Rüsen propõe a superação da exclusão mútua das tradições moderna e pós-moderna, e entende História e memória como sínteses de experiência e interpretação. Tanto o âmbito da qualificação da experiência quanto o da produção narrativa de sentidos estão presentes no pensamento histórico. ”

 

Fonte: SOUZA, É. C. de. CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Jovens e sua relação com a história em filmes. 2014, p. 333 e 334. 357 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Parana, Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses d2014/d2014_Eder Cristiano de Souza.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.          

 

 

 

Para o autor, a utilização adequada de produções cinematográficas como __________ demanda a superação de uma concepção _________ da historiografia, a qual reduziria as fontes à ___________ dos documentos oficiais. Por outro lado, também se deve evitar uma banalização da _________ pós-moderna, que impediria o uso adequado e objetivo do filme histórico.

A partir da leitura do excerto de texto e suas reflexões, escolha a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas

Escolha uma:

a.

Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade.

b.

Fonte histórica – marxista – dialética – progressividade.

c.

Ferramenta didática – tradicional – reprodução – multiplicidade.

d.

Fonte de entretenimento – utilitarista – parcialidade – diversidade.

e.

Ferramenta didática – fenomenológica – constituição – objetividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por ThorJoocker
26

Resposta:

Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade. Correto AVA

Respondido por jurandir129
1

A validade de filmes como fonte histórica é um debate que relaciona a metodologia de pesquisa e busca balancear a objetividade e subjetividade. Alternativa correta letra a.

Fontes históricas variadas

  • As fontes históricas mais comuns são textos documentais, vestígios arqueológicos, registros orais e representações pictóricas.
  • Essas fontes são a matéria prima para entendermos a história da humanidade e devem seguir um critério objetivo de escolha.
  • Contudo, sem subjetividade não há como retratar a humanidade propriamente e por tanto é fundamental levá-la em consideração.
  • Dito isso filmes são levados em conta como documentos históricos e devem ser contextualizados.

Na questão

  • Analisando o parágrafo a ser completado podemos dizer que trata de fontes históricas e busca conceber como método a utilização de filmes com fonte e argumenta que a mera objetividade de documentos deve ser superada até certo ponto, mas deve-se evitar a banalização da subjetividade, atribuída aqui ao pós modernismo.
  • Alternativa a)

Saiba mais a respeito de fontes históricas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39630569

Espero ter ajudado e bons estudos. XD

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes