Leia atentamente o excerto abaixo:
"O latim, língua dos romanos, do pensamento de Roma e de sua brilhante civilização, pertence à família das línguas indo europeias. [...] Na fase das origens, crê-se que o latim era relativamente uniforme, sendo foco irradiador dessa unidade o sermo urbanus de Roma. Nesse período o latim era arcaico, uma língua de camponeses, com forte influência do indo-europeu" (MARTINS, 2006)
(Fonte: MARTINS, Maria Cristina. A língua latina: sua origem, variedades e desdobramentos. Revista Philologus . Ano 12, No 36, (set./dez.2006) – Rio de Janeiro: CiFEFiL. 160 p.)
Desse modo, conforme a citação acima e os conteúdos abordados em nossa disciplina, é fato que o latim possui algumas modalidades, dentre as principais, as modalidades vulgar e clássica da língua. Assim, em relação a essas modalidades, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O latim clássico era a língua falada pela plebe n
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Meu Deus, que texto ridículo... dá zero pra ela e sua brilhante produção. Essa homogeneidade cultural, linguística e politica nunca houve... sempre houve heterogeneidade até mesmo no vulgar ( o verdadeiro latim,pois a verdade é oque se fala e entende) que a cada território conquistado por roma iam se modificando com substratos, superstratos e adstratos. "Na fase das origens"... Origem de quem? A língua sempre foi processo sem data inicial... o inicio foi o primeiro rugido de um homo sapiens ou grito de dor de um neandertal (sim, pesquisas dizem que eles já possuíam fala). Mania desses adoradores de pureza linguística (que deu origem a eugenia) escolher a língua mãe dona da verdade. Que indo europeu é esse? Ela é apenas uma suposição pra confortar nosso coração de que temos um inicio e sabemos como foi. O indo europeu pode ter sido uma mistura de várias línguas por causa da nossa capacidade de nascer com o poder de adquirir todas as línguas do mundo (aprender uma língua natural como aprendemos é esquecer as outras), pois lembre-se que eramos nômades. E nossa mente produtora da linguagem foi feita pensando nisso e não em arvores linguísticas (essa teoria já caiu por terra faz séculos e professores universitários ainda pregam... foi substituída por uma coisa que faz sentido e é visível: teoria das ondas)
Perguntas interessantes