História, perguntado por eniadaniella81, 4 meses atrás

Leia atentamente o excerto a seguir:



"O termo escravidão logo traz à tona a imagem do aprisionamento e da venda de africanos, forçados a trabalhar para seus proprietários nas lavouras ou nas casas. Essa foi a realidade do Brasil até o final do século 19, quando, por fim, a prática foi considerada ilegal pela Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. Mais de um século depois, porém, o Brasil e o mundo ainda não podem dizer que estão livres da escravidão. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo, e no mínimo 1,3 milhão na América Latina."



PERFIL dos escravizados tem pobreza, analfabetismo e trabalho infantil. Em Discussão, Brasília, ano 2, n. 7, 2011, p. 14. Disponível em: . Acesso em: 02/06/19.



A escravidão ainda é um problema que assola muitos países. No Brasil, a manutenção de condições de trabalho degradantes tem suas raízes na mentalidade que conformou a sociedade escravista colonial. Diante do apresentado e do conteúdo estudado no livro-texto da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre as noções de reprodução dos modelos de relações de trabalho escravocrata:



I. A posse de cativos era disseminada por toda a colônia, visto que o escravo era considerado uma propriedade com capacidades humanas.

II. Mesmo sendo reconhecidas como pessoas dotadas de sentimento, durante a escravidão, os escravos eram impedidos de negociar com os senhores.

III. A escravidão era vista como um estigma social, tanto que, para se livrarem das marcas do cativeiro e se distinguirem socialmente, ex-escravos chegavam a ser senhores de outros escravos.

IV. Os homens pobres livres ficaram imunes à mentalidade escravista de exploração e baixas remunerações.



Está correto apenas o que se afirma em:

a.
I e II.

b.
I e III.

c.
III e IV.

d.
I, II e IV.

e.
II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por ericlp90
11

Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

II - Os escravos não era considerados seres humanos plenos, assim, não eram passíveis de ter sentimentos, de acordo com a visão da época.

Eram tratados como animais com características humanas.

IV - Os chamados homens livres e pobres viveram situações bem próximas às vividas pelos escravos nos ambientes de trabalho. Estes indivíduos estavam principalmente presentes no trabalho das fazendas, em especial, no Nordeste.

Espero ter ajudado, bons estudos ;)

Respondido por tagliettimariana
1

 Os escravos não eram considerados pessoas de grande valor, pelo contrário, eram vistos como objetos com a única função de servir e trabalhar, assim, a letra B está correta.

 Os escravos eram vendidos, trocados ou até mesmo dado como se fosse um objeto, eles não tinham liberdade, não tinham uma vida digna e eram forçados a trabalhar numa jornada mais que exaustiva para o senhor do engenho sem nenhuma gratificação.

Perguntas interessantes