Biologia, perguntado por 759110ja, 1 ano atrás

Leia atentamente o caso clínico abaixo para a atividade.
L.F.S., sexo feminino, 83 anos, deu entrada no serviço de urgência durante a noite, por apresentar prostração, febre há 03 dias, recusa alimentar e dificuldade respiratória. Segundo a família, pela manhã, L.F.S. agia normalmente e conseguiu fazer suas atividades diárias. Ao ser examinado, apresentou febre, hipotensão (80/54 mmHg), frequência cardíaca e respiratória elevadas. Dessa maneira, o médico de plantão resolveu colher amostras de sangue e pôde observar um quadro de leucocitose (quando o número total de leucócitos está elevado), apresentando neutrófilos aumentados, mielócitos, metamielócitos e bastões presentes. Os linfócitos, por sua vez, estavam normais.
Diante desse cenário, correlacione os achados laboratoriais e clínicos que sugerem o tipo de microrganismo que poderá estar causando esse tipo de infecção e destaque quais dessas células são mielóides e quais são linfoides, explicando seu papel na resposta imune.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
13

O leucograma apresentado é um leucograma de estresse, indica uma infecção bacteriana recente.

Em casos de infecções virais o comum é que o número de linfócitos aumente, já em infecções fúngicas ou parasitoses, o número de basófilos e eosinófilos, que são normalmente baixos ou imperceptíveis.

Os neutrófilos representam a maior parte dos leucócitos, é uma célula de defesa pequena e eficiente, que fagocita qualquer corpo estranho de forma inespecífica.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes