Português, perguntado por francilu2019, 6 meses atrás

Leia atentamente o artigo a seguir e responda as perguntas:
Brutalidade não pode ser reação à cantada

Jairo Bouer

INFELIZMENTE, em menos de um mês tenho que voltar ao tema da violência gratuita, face aos incidentes que aconteceram em plena avenida Paulista, quando um grupo de quatro menores e um garoto de 19, todos de classe média e teoricamente "educados", agrediram outros jovens.
A coluna está sendo escrita um dia após os agressores terem sido liberados pelas autoridades responsáveis. Há indícios (segundo a própria polícia) de que a motivação para alguns dos ataques no dia 14 tenha sido a homofobia.
A defesa alega que não houve homofobia, mas uma simples briga de jovens, talvez motivada por um suposto flerte de um dos garotos que foi agredido. Os agredidos e outras testemunhas negam que houve qualquer tipo de contato anterior e dizem que os agressores já chegaram batendo.
Vamos supor que houve uma briga que nasceu de uma cantada. Desde quando a forma de se reagir a qualquer tipo de cantada, vindo ela de homens ou de mulheres, é uma agressão brutal? Cinco garotos atacando um jovem sozinho é uma simples briga? Na melhor das hipóteses, é pura covardia. Na pior, é um ato preconceituoso e bárbaro.
Não dá para admitir tal comportamento como sendo natural, um rito de passagem, agressividade normal de meninos, necessidade de afirmação frente ao grupo e falta de limites colocados pelos pais, entre outras alegações. É uma selvageria inadmissível e, para isso, existe lei, julgamento e eventuais responsabilizações.
Tendo a achar que a melhor maneira de aprender é trabalhar aquilo que é sensível. Assim, que tal colocar alguém que não sabe lidar com sua própria agressividade em um trabalho comunitário com vítimas de violência contra a mulher, de preconceito e de homofobia? Talvez, no contato com aquilo que incomoda, a gente cresça e aprenda a ser um adulto melhor.
QUESTÃO 01 (EF69LP11) De acordo com a leitura do artigo acima “Brutalidade não pode ser reação a cantada” de Jairo Bouer, qual é o assunto retratado no texto? *


Estudo da linguagem do texto.
a- Considere o trecho retirado do artigo “ É uma selvageria inadmissível”. A que fato o autor se refere? *

b- O que significa o termo “homofobia”? Consulte um dicionário para produzir sua resposta. *

PRODUÇÃO DE TEXTO (EF89LP16) Redija um parágrafo comentando o texto de Jairo Bouer. Vocês deverão usar algumas das seguintes expressões modalizadoras:( é) (certo que,) (felizmente,) (infelizmente,) (inadmissível,) (provavelmente) e (talvez.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro24111997
1

 O assunto tratado no texto é a homofobia, mais especificamente uma situação em que jovens "educados" agridem um garoto homossexual de forma covarde.

  A) O autor usa a expressão "É uma selvageria inadmissível" para se referir a conduta dos cinco garotos que agrediram o garoto homossexual, essa agressão foi motivada por preconceito ou por um motivo torpe.

 B) O termo homofobia é usado para se referir ao comportamento discriminatório que alguns indivíduos fazem com pessoas homossexuais, esse comportamento pode ir desde agressões verbais até casos de violência física que resultam em morte, é uma forma terrível de preconceito.

- A homofobia é uma praga social que há muito tempo está instaurada em nossa sociedade, é certo que o modelo cultural de nossa sociedade sempre reprimiu comportamentos que fogem do padrão, e isso não pode continuar, felizmente muitas pessoas e entidades têm se levantado para litar em prol dos direitos da comunidade homossexual, e com isso grandes avanços estão sendo alcançando.

Nesse panorama de mudança, poderemos, felizmente ver a homofobia extinta em algumas décadas, e isso será conquistado após muita violência e derramamento de sangue, infelizmente as coisas só evoluem dessa maneira.

Aprenda mais sobre homofobia: https://brainly.com.br/tarefa/22901640

Anexos:
Perguntas interessantes