Português, perguntado por NattyHellen23, 9 meses atrás

Leia atentamente cada um dos textos elencados abaixo. Dos cinco textos, escolha TRÊS para comentar criticamente, a partir das reflexões sobre o ato da comunicação e a construção do discurso; que são estudados amplamente nos temas 1,2.3, 4 e 5 do material didático. Em suas respostas, procure evidenciar a diferença entre a linguagem oral e a escrita, bem como estabelecer a distinção entre a linguagem culta ou formal e a linguagem coloquial ou informal; tendo como ponto de partida as intercorrências do processo da comunicação e a importância de se organizar a mensagem/texto com coerência, coesão e adequação à situação comunicativa. Organize o seu discurso em uma linguagem clara e objetiva.
I)
II) Quando aceitamos que um texto tem uma intenção, um objetivo a atingir, atribuímos a ele uma característica de argumentação. Tal característica está ligada à intencionalidade. O Principio Cooperativo entre os interlocutores nos leva a enxergar a comunicação como um evento interativo. A existência da comunicação como um processo dinâmico implica que os participantes de tal evento aceitem fazer parte do “jogo da linguagem”, aceitem interagir, produzir sentidos, entrar em combate dialógico. E preciso se inserir, aceitar participar desse “jogo” para que o texto seja constituído durante o ato comunicativo. III) O discurso, como efeito de sentido, só adquire existência entre interlocutores, numa determinada situação e num contexto social e histórico. Isso significa dizer, conforme Pêcheux (1997), que o texto, oral ou escrito, recebe seu sentido da formação discursiva na qual é produzido e que os indivíduos envolvidos na realização desse texto são interpelados em sujeitos de seu discurso pelas formações discursivas que representam, nesse texto, as formações ideológicas que lhes são correspondentes. Pêcheux (1997) ainda esclarece que as palavras, expressões, proposições, etc., mudam de sentido conforme as posições sustentadas por aqueles que as empregam. IV) A linguagem é a maior criação da inteligência humana, pois é uma forma de acessar o mundo e o pensamento, tornando possível compreender e apreender as características dos fatos e objetos da realidade. Nós, seres humanos, somos, ao mesmo tempo, falantes e linguagem, considerando a linguagem uma criação humana, uma instituição sociocultural, que nos faz seres sociais e culturais. E, tendo a linguagem uma função social, ela é, antes de tudo, comunicação, expressão e compreensão. Essa função comunicativa está estreitamente combinada com o pensamento. A comunicação é uma espécie de função básica, porque permite a interação social e, ao mesmo tempo, organiza o pensamento, aguça a inteligência, aprimora a forma e o modo de viver no mundo. V) Dominar a modalidade escrita da língua, em seu padrão culto, é, sem dúvida, requisito fundamental para o sucesso da vida acadêmica e profissional, por isso tem sido essa atividade cada vez mais valorizada em diferentes áreas de atuação, representando meio de integração e ascensão social. É necessário planejar o texto e identificar “para que escrever”, “para quem escrever”, “o que escrever” e “de que modo escrever”.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
11

Segue as três alternativas comentadas:

III - É fato que um discurso ou um texto muitas vezes é direcionado a um grupo especifico de pessoas que detenham de um conhecimento sobre aquela área. Caso alguém pegue um livro do qual o assunto não esteja habituado, todo o contexto pode mudar totalmente de sentido. Por isso que é necessario que os interlocutores estejam em sintonia.

IV - Podemos sim dizer, sem sobra de dúvidas, que a linguagem é a maior criação do ser humano porque ela é a base de tudo. Foi graças a criação de um idioma que os civilizações antigas começaram a se organizar melhor de maneira social e que criaram uma base para a formação da sociedade atual. Ela é tão importante que para pessoas que não pode falar verbalmente foi criado um alfabeto de sinais, para manter a comunicação viva.

V - Até os dias de hoje que possuem um linguajar mais robusto e completo da norma culta é visto como alguém intelectual. E dependendo do ramo profissional são habilidades que devem ser desenvolvidas, como é o caso do Direito que é recheado de norma culta e para se redigir um processo a pessoa que é da área deve deter desse conhecimento.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por embaixadorevangelho
0

Alternativa 2

I, II e III, apenas.

I. Verdadeiro - Se antes formas como "frauta" e "pranta" eram consideradas adequadas e até bonitas, hoje em dia seriam totalmente rechaçadas.

II. Verdadeiro - O rotacismo é um fenômeno que consiste na mudança fonética do /l/ pelo /r/. As pessoas que usam essa variedade costumam sem vítimas do preconceito linguístico por pessoas que consideram a norma padrão da língua com a única forma correta de comunicação.

III. Verdadeiro - A língua está em constante processo de variação e mudança. Então, formas consideradas adequadas antigamente, podem ser vistas como "erradas" atualmente.

IV. Falso - É essencial que a variação rotacismo seja levada para discussão em aulas de leitura e produção textual para mostrar as diferentes formar de falar o português e quebrar o preconceito linguístico.

Perguntas interessantes