Leia atentamente as informações contidas nas colunas A e B sobre as características de diferentes abordagens teóricas enfatizando a importância do brincar e seus principais autores para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nessas contidas: Coluna A: I A escola pode desempenhar uma função de andaime que impulsiona o desenvolvimento infantil. A apropriação do repertório de brincadeiras e jogos que constituem o patrimônio cultural, bem como as atividades lúdicas, são um bom caminho para que as crianças, em interação com os pares e utilizando estratégias cognitivas, desenvolvam as funções mentais superiores associadas ao pensamento e à linguagem. II O jogo faz o ambiente natural da criança, ao passo que as referências abstratas e remotas não correspondem ao interesse infantil. Acredita-se que a escola deve buscar reproduzir o ambiente natural vivido na casa e na rua. O grande desafio que se colocava desde então é o de assegurar, no ambiente escolar, condições de aprendizagem que respeitem as inclinações naturais da infância, e dentre essas, a necessidade de brincar. III Refere-se ao jogo como uma atividade importante na educação das crianças, pois permite que essas desenvolvam-se afetivamente, cognitivamente, socialmente, favorecendo a aprendizagem de conceitos e de desenvolvimento motor. IV Há especial atenção para o fato de que nas brincadeiras as crianças desenvolvem várias habilidades corporais, afetivas e cognitivas, essas que contribuem para aquisições fundamentais ao ser humano, como socialização, articulação, interatividade, entre outras. Coluna B: 1 Teoria construtivista – Piaget. 2 Perspectiva sócio-histórica – Vygotsky. 3 Teoria sobre a infância – Wallon. 4 Escola ativa – Dewey. A sequência CORRETA dessa associação é a. I-1; II-2; III-3; IV-4. b. I-1; II-2; III-4; IV-3. c. I-3; II-1; III-4; IV-2. d. I-3; II-2: III-4; IV-1. e. I-2; II-4; III-1; IV-3.
Soluções para a tarefa
Olá, amigo (a)!
É uma questão bem elaborada, a alternativa correta é a letra E. Vamos às interpretações das alternativas a partir de cada pensador relacionado na segunda coluna:
1. Quando falamos de teoria construtivista ou de Piaget, estamos nos referindo aos jogos como atividade primordial para o desenvolvimento cognitivo da cirança. Piaget preocupa-se com o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo e emocional da criança, constituindo o que ele chama de inteligência. Por isso, a correspondência com o item III.
2. A teoria sócio histórica de Vigostky acredita que a criança possui zonas de desenvolvimento, que são constituídas pela sua realidade e também por suas potencialidades de aprendizado. Quando a escola funciona como andaime, ela simplesmente dá o suporte para que a criança desenvolva essas zonas e suas potencialidades natas. Por isso, associou-se o item I à teoria de Vigotsky.
3. Para Wallon, o ser humano constitui-se de corpo, afeto e inteligência. Por isso, as brincadeiras ajudam a desenvolver todos os aspectos: inteligência, afetividade, corporeidade. Por tal motivo, associou-se ao item IV.
4. O item II associa-se à teoria de Dewey pois seguindo seu pensamento naturalista, a escola deverá constituir as mesmas bases já conhecidas pela criança em sua vida anterior, ou seja, a rua e a escola.