Leia atentamente ao texto sobre Fernando de Azevedo e a defesa da instrução pública no Brasil:
“Educador, ensaísta, e sociólogo, Fernando de Azevedo (1894-1974) foi o principal introdutor das concepções do sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) no Brasil. Durkheim pretendeu dar um sentido positivo à sociologia e procurou demonstrar a possibilidade de uma ciência objetiva da sociedade, semelhante às ciências naturais. Em decorrência de suas ideias a respeito do homem e da sociedade, o sociólogo francês acreditava que a educação deveria ter como objetivo integrar os indivíduos, situação em que teriam consciência das normas de conduta social e do valor da coletividade a que pertencem.
Durkheim achava que o sistema educacional moderno ainda tem necessidade da disciplina própria da vida em sociedade, mas que essa disciplina deve deixar espaço para a autonomia, a reflexão crítica e a capacidade de escolha. Fernando de Azevedo, em Princípios de sociologia, publicado em 1935, faz a primeira explanação sistematizada e crítica das ideias sociológicas para professores e estudantes no país. Nesse trabalho, discute, entre outros, temas como a natureza objetiva dos fatos sociais, a constituição de uma ciência particular do social, a luta pela autonomia da sociologia como ciência e as grandes correntes do pensamento sociológico. O mestre Durkheim é o único a merecer capítulo próprio, além de citações em outros.
Politicamente conturbado com a eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo, o ano de 1932 é decisivo na carreira de Fernando de Azevedo. Neste ano, ele é convidado a redigir e ser o primeiro signatário do Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, dirigido à Nação e ao governo Vargas, documento que colocou a educação como o problema nacional de maior importância, acima dos problemas econômicos nos planos de reconstrução do país. (...)
Em relação ao Estado, o Manifesto estabelecia a função essencialmente pública da educação; a garantia de acesso à educação dos cidadãos em condições de inferioridade econômica; a laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação; a proibição de separação de sexo entre os alunos; a autonomia da função educacional; a proibição de influências religiosas, políticas e partidárias sobre o processo educacional. (...)
Entre os signatários estão educadores e intelectuais como Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Cecília Meireles, Júlio de Mesquita Filho, Hermes Lima, Paschoal Leme, Afrânio Peixoto e Heitor Lira.
A partir do Manifesto, o grupo de educadores formado por Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho – já identificados com os princípios da Educação Nova –, é violentamente atacado por conservadores e católicos. O crítico Alceu de Amoroso Lima, na época representante do conservadorismo católico, denunciou ‘o baluarte vermelho em que vão transformando os nossos meios pedagógicos superiores’ e classificou de ‘bolchevismo intelectual’ e de ‘pré-soviética’ a pedagogia preconizada pelos idealizadores da Educação Nova.” (FERNANDO AZEVEDO. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_b_fernando_azevedo.htm).
Agora, com base nos seus estudos sobre este autor, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. Para Fernando de Azevedo, seria através de um investimento maciço na formação das elites que o Estado contribuiria para a consolidação de um país moderno e desenvolvido.
b. Para Azevedo, a educação de qualidade deveria ficar a encargo das escolas confessionais e/ou privadas, devendo o Estado ocupar-se de outras questões prioritárias para o desenvolvimento da nação.
c. O Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932), tornou-se, dado o teor subversivo, um documento sem importância ou validade para a história da educação brasileira.
d. Um dos pontos centrais do pensamento do autor refere-se ao seu pioneirismo em afirmar e defender publicamente a educação dos trabalhadores como base para construção das bases produtivas para o Brasil.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
RESPOSTA: Letra D.
Acabei de fazer e está certo. Observem em que ordem está na sua prova. Na minha a descrição estava na letra A
Acabei de fazer e está certo. Observem em que ordem está na sua prova. Na minha a descrição estava na letra A
Perguntas interessantes