Geografia, perguntado por grabassoli, 1 ano atrás

Leia atentamente a passagem abaixo.


“O meio natural era aquela fase da história na qual o homem escolhia da natureza aquilo que considerava fundamental ao exercício da vida e valorizava diferentemente essas condições naturais, as quais, sem grande modificação, constituíam a base material da existência do grupo. O fim do século XVIII e, sobretudo, o século XIX vêem a mecanização do território: o território se mecaniza. Podemos dizer, (...), que esse é o momento da criação do meio técnico, que substitui o meio natural. Já, hoje, é insuficiente ficar com esta última categoria, e é preciso falar de meio técnico-científico, que tende a se superpor, em todos os lugares, ainda que de modo desigual, ao chamado meio geográfico.

Esse meio técnico-científico (melhor será chamá-lo de meio técnico-científico-informacional) é marcado pela presença da ciência da técnica nos processos de remodelação do território essenciais às produções hegemônicas, que necessitam desse novo meio geográfico para sua realização. A informação, em todas as suas formas, é o motor fundamental do processo social e o território é também, equipado para facilitar sua circulação.

(SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira)


A partir do texto e da leitura prévia do artigo de Maria de Fátima Infante Araújo, o que é possível depreender a respeito do termo meio técnico-científico-informacional?




Escolha uma:
a. O conceito de meio técnico-científico-informacional relaciona-se com o período no Brasil em que, devido à falta de espaço na região do Estado de São Paulo, tanto interior como metrópole passaram a se dedicar apenas às atividades do 3º setor da economia.
b. O termo refere-se a um novo meio geográfico ainda inexistente no Brasil em que as cidades passam a alocar indústrias ligadas apenas ao desenvolvimento tecnológico e informacional.
c. Este novo meio geográfico origina-se da descentralização do processo industrial da região da capital paulista após a década de 70, transformando-a num pólo de atividades de prestação de serviços e, assim, renovando as atividades econômicas das aglomerações metropolitanas.
d. O autor da passagem criou o termo para retratar o indispensável papel que o computador ocupa atualmente nas sociedades contemporâneas, especialmente nas grandes metrópoles como São Paulo.

Soluções para a tarefa

Respondido por belferreira
14
No meu entender a alternativa D é uma das mais claras que posso ver.
Perguntas interessantes