Leia atentamente a notícia. Logo após, responda às questões
propostas: Campanha incentiva cachorros a usarem sapatos na Suíça A Europa vem passando por uma onda de calor incomum, e não são só as pessoas foram pegas de surpresa pelas altas temperaturas. Pensando nos cachorrinhos que andam descalços no asfalto muito quente, a polícia de Zurique, capital da Suíça, criou uma campanha para que os donos comecem a colocar sapatos em seus bichinhos. A iniciativa foi apelidada de “Ação cachorro quente”, e vem ajudando muitos cãezinhos a não queimarem suas patas. No Facebook da polícia de Zurique, existem várias informações como uma tabela que mostra a temperatura do ambiente em relação à temperatura do ar. Se lá fora fazem 25ºC, por exemplo, a temperatura do asfalto chega a ser o dobro: entre 45ºC e 50ºC. Os policiais também instruem os donos dos pets a fazerem um teste prático: se colocarem a mão no asfalto por cinco segundos e ele estiver quente demais, também estará quente demais para as patinhas do seu cachorro. Eles sugerem que as pessoas evitem passear com seus animaizinhos no asfalto, mas caso seja necessário, que cachorros menores sejam carregados no colo e que os maiores usem sapatinhos. O cuidado com os animais na Suíça Na Suíça, existem advogados pagos pelo governo para defender animais. Em uma lei que existe desde 2010, qualquer pessoa pode denunciar um caso de maus tratos a animais e o bichinho será representado no tribunal por um advogado. Na época, a proposta da lei foi aberta à votação e teve um resultado positivo. Disponível em: .
Questão 1 – Identifique o fato que motivou a notícia acima: a) a “Ação cachorro quente” na Suíça. b) a lei de proteção aos animais na Suíça. c) uma onda de calor incomum na Europa. d) um teste prático sugerido aos donos de pets na Suíça.
Questão 2 – Na passagem “[...] criou uma campanha para que os donos comecem a colocar sapatos em seus bichinhos.”, a expressão “para que” indica: a) a causa da Campanha, criada pela polícia de Zurique, capital da Suíça. b) a condição da Campanha, criada pela polícia de Zurique, capital da Suíça. c) a finalidade da Campanha, criada pela polícia de Zurique, capital da Suíça. d) a consequência da Campanha, criada pela polícia de Zurique, capital da Suíça.
Questão 3 – No terceiro parágrafo do texto, a palavra “como” expressa: a) uma sugestão dada no Facebook da polícia de Zurique. b) uma conclusão apresentada no Facebook da polícia de Zurique. c) uma comparação feita no Facebook da polícia de Zurique. d) um exemplo de uma informação, presente no Facebook da polícia de Zurique.
Questão 4 – Localize as sugestões dadas pelos policiais de Zurique aos donos dos pets:
Questão 5 – Na frase “[...] se colocarem a mão no asfalto [...]”, o verbo
“colocar” foi empregado no modo subjuntivo para exprimir: a) uma certeza b) uma hipótese c) uma ordem d) um conselho
Questão 6 – No trecho “[...] e ele estiver quente demais [...]”, o pronome “ele” retoma qual palavra? Se refere a quem?
Questão 7 – No segmento “Na época, a proposta da lei foi aberta à votação e teve um resultado positivo.”, a que época o texto se refere?
Questão 8 – Pode-se afirmar que o texto lido atende ao propósito de: a) informar o leitor. b) instruir o leitor. c) entreter o leitor. d) convencer o leitor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1: Letra A
Questão 3: Letra D
Questão 5: Letra B
Questão 7: O texto se refere a época em que ocorreu a votação.
Questão 4: Eles sugerem que as pessoas evitem passear com seus animaizinhos no asfalto, mas caso seja necessário, que o cachorro menores sejam carregados no colo e que os maiores usam sapatinhos.
Questão 8: Letra A
Questão 2: Letra C
Questão 6 : O asfalto
1. O fato que motivou a notícia acima foi a) a "ação cachorro quente".
Analisando a notícia
Os fatos apontados nos demais itens foram mencionados no texto em caráter acessório, porém, a notícia consiste, principalmente, em abordar a denominada "ação cachorro quente".
É um elemento do texto que nos permite inferir o principal fato noticiado na reportagem o seu título, "Campanha incentiva cachorros a usarem sapatos na Suíça".
2. Na passagem transcrita, a expressão "para que" indica c) a finalidade da campanha criada pela polícia de Zurique, capital da Suíça.
Adjunto adverbial
Em uma oração, classificam-se sintaticamente em adjuntos adverbiais aqueles termos que cumprem a função de intensificar ou especificar o valor semântico de outros termos da frase.
Em "criou uma campanha para que os donos comecem a colocar sapatos em seus bichinhos", a expressão "para que" introduz um adjunto adverbial de finalidade.
3. No terceiro parágrafo do texto, a palavra "como" expressa d) um exemplo de uma informação presente no Facebook da polícia de Zurique.
Interpretando o texto
O autor da notícia introduz o parágrafo mencionando a existência de informações acerca do calor na Europa no Facebook da polícia de Zurique e, após o emprego da preposição "como", as exemplifica citando alguns desses dados.
4. As sugestões dadas pelos policiais de Zurique aos donos dos pets incluem calçar as patas dos bichinhos e erguê-los no colo quando o chão estiver muito quente.
Analisando o texto
Os policiais de Zurique instruíram os tutores de cães quanto aos cuidados com as patas dos seus animais nos períodos de calor intenso devido à alta temperatura do asfalto.
São algumas dessas instruções:
- colocar sapatos nos cachorros;
- tatear o chão para aferir sua temperatura e verificar se ela está adequada às patas dos bichinhos;
- carregar os pets no colo quando não for possível evitar os passeios em dias muito quentes.
5. Na frase transcrita, o verbo "colocar" foi empregado no modo subjuntivo para exprimir b) uma hipótese.
Modo subjuntivo
O subjuntivo é um modo verbal que consiste em atribuir à ação, estado ou fenômeno da natureza expresso pelo verbo uma conotação de incerteza, de dúvida, de projeção.
A conjunção "se" introduz a forma verbal "colocarem", empregada no modo subjuntivo para indicar uma situação hipotética.
6. No trecho transcrito, o pronome "ele" refere-se à palavra "asfalto".
Pronome pessoal
Classificam-se morfologicamente em pronomes pessoais aqueles termos cujo emprego consiste em retomar pessoas do discurso anteriormente mencionadas, de modo a evitar repetição de palavras numa frase.
7. No segmento transcrito, o adjunto adverbial "na época" refere-se ao ano de 2010, data em que foi aprovada por voto popular a vigência da lei de proteção aos animais na Suíça.
Adjunto adverbial
Em uma frase, denominamos adjuntos adverbiais aqueles termos que desempenham função sintática de advérbio, ou seja, especificam ou intensificam o sentido de outras palavras da oração.
Em "na época, a proposta da lei foi aberta à votação e teve um resultado positivo", a expressão "na época" representa um adjunto adverbial de tempo.
8. Pode-se afirmar que o texto lido atende ao propósito de a) informar o leitor.
O gênero textual "notícia"
A notícia é um gênero textual que consiste em articular dados para transmitir ao leitor uma informação acerca de um fato relevante; no caso, as ações das autoridades de Zurique em incentivo aos cuidados com os pets face à crescente onda de calor na Europa.
Aprenda mais sobre notícias: https://brainly.com.br/tarefa/3588413
#SPJ3
1 ponto
A) UMA INICIATIVA QUE MOTIVOU A NOTICIA A CIMA