Leia atentamente a citação abaixo: “Esta etiqueta, amplamente aceita em nossos dias, o que recobre? De onde vem?As evidências do senso comum logo se desvanecem face aos fatos sociais e culturais.São latinas estas Américas negras descritas por Roger Bastide? A sociedade da Guatemala, onde 50% da população descendem dos maias e falam línguas indígenas,a das 'sierras' equatorianas, onde domina o quíchua, são latinas? O Paraguai guarani, a Patagônia dos fazendeiros galeses, a Santa Catarina brasileira,povoada por alemães, tal como o sul do Chile, são latinos? De fato, referimo-nos à cultura dos conquistadores e dos colonizadores espanhóis e portugueses para designar formações sociais de múltiplos componentes (ROUQUIÉ, 1991, p. 22).” Fonte: ROUQUIÉ, Alain. O extremo-ocidente: introdução à América Latina. São Paulo: Edusp, 1991.
Qual é a ideia principal nele desenvolvida?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O texto acima apresenta inúmeros dados e referências relacionadas com a grande globalização presente na atualidade, mas também com a grande circulação de mercadorias, bens, serviços, fazendo com que uma verdadeira interação entre culturas e materiais distintos seja realizada a todo momento.
Essa troca ampla de elementos é permitida pela existência de um intenso processo de globalização no contexto atual, estimulado e agravado pelo capitalismo.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás