Leia atentamente a citação a seguir:
"Concebo na espécie humana duas espécies de desigualdade: uma, que chama de natural ou física, porque é estabelecida pela natureza e, que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito, ou da alma; a outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, porque depende de uma espécie de convenção, que é estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Consiste esta nos diferentes privilégios de que gozam alguns com prejuízo dos outros, como ser mais ricos, mais honrados, mais poderosos do que os outros, ou mesmo fazerem-se obedecer por eles." (ROSSEAU, J. J. Discurso sobre esta questão proposta pela academia de dijon: qual é a origem da desigualdade entre os homens, e se e autorizada pela lei natural. Disponível em www___)
Assinale a alternativa que apresenta o pensamento de Rousseau, sobre a desigualdade humana.
A. Para ele, o homem nas bom e vive feliz em estado de natureza. Mas a propriedade privada o corrompe. Para ele, essa divisão do que é meu e do que é seu gera o egoísmo e a servidão humana.
B. Para ele, a desigualdade social era um fenômeno causado pela divisão de classes e por terem, nessas divisões, classes dominantes, estas se utilizavam da miséria gerada pela desigualdade social como instrumento de manter o domínio estabelecido sobre as classes dominadas.
C. Para cle, havia três classes fundamentais na sociedade que deveriam ser preservadas e isso não caracterizaria uma desigualdade, sendo a classe dos magistrados; a dos artífices e os indivíduos livres ou escravo.
D. Para ele, todos os homens, sendo iguais e livres, nenhum deve prejudicar o outro, quanto à vida, à saúde, à liberdade, e ao próprio bem, por isso a natureza autorizou cada um a proteger e conservar seus direitos, direito natural de punir o outro que ferir os direitos alheios.
E. Para ele, o homem já nasce com tendências ruins, ou seja, o homem no estado de natureza é mau, par isso é preciso uma sociedade que tenha bons líderes para comandar e agir coercitivamente no processo de educação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
135
Letra A: o pensamento de Rousseau, sobre a desigualdade humana aponta que a desigualdade social é um fenômeno originado a partir da divisão da sociedade, havendo as dominantes e as dominadas, como fica claro no excerto.
Rousseau acreditava que o homem nascia bom, porém que a sociedade é que seria responsável por corrompê-lo, principalmente em função da propriedade privada, que causaria as disputas entre as pessoas.
Abraços!
Respondido por
7
Resposta:A
Explicação: Rosseau achava que o homem nasce bom e que era corrompido pela sociedade.
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás