Leia as texto a seguir e responda às questões.
a. O texto menciona o Congo-Angola como uma das regiões de onde mais vieram es-
cravizados para o Brasil. Que outras regiões da África tiveram grandes contingentes
de população traficados para cá?
b. Pesquise em um dicionário o significado da palavra "diáspora". Explique por que o
processo de escravização e tráfico a partir do século XVI é classificado como uma
"diáspora africana".
Soluções para a tarefa
Em relação ao processo de escravização dos povos africanos, podemos fazer as seguintes afirmações:
- Letra A: Além dos escravizados trazidos de Congo e Angola, outras regiões africanas que tiveram um considerável número de pessoas escravizadas trazidas para o Brasil foram Moçambique, Nigéria, Benin, além de Camarões e Costa do Marfim.
- Letra B: A palavra diáspora faz referência ao deslocamento de grandes massas populacionais, geralmente de maneira forçada, para outros territórios. O processo de escravidão ficou conhecido como "diáspora africana" porque foi marcado pela remoção de grandes contingentes de povos africanos de suas terras para serem trazidos para o Brasil e outras regiões do mundo.
Escravidão no Brasil
A escravização dos povos africanos foi uma das maiores tragédias que já aconteceram na história da humanidade. Por essa razão é um acontecimento histórico que traz consequências até os dias atuais, principalmente relacionadas à qualidade de vida da população negra.
No Brasil, uma das principais consequências do processo de escravidão é o racismo estrutural, que se reflete na continuidade da desigualdade social e na marginalização das comunidades negras e periféricas. Por essa razão são necessárias políticas públicas que visem a erradicação do racismo e a diminuição das desigualdades sociais.
Entenda mais sobre o Racismo Estrutural aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22792593
#SPJ1