Português, perguntado por KamillaSilvaa1045, 1 ano atrás

Leia as sentenças abaixo.
I. O cônjuge ainda não chegou.
II. O servente se aproximou.
III. O gerente ainda não chegou
Não está claro se é homem ou mulher em:
a) no primeiro período;
b) no segundo período;
c) no terceiro período;
d) no primeiro e no segundo períodos,
e) no segundo e no terceiro períodos.

Soluções para a tarefa

Respondido por formiguinha61p09fw8
54

Não da para saber o gênero apenas na primeira sentença "I" , pois o cônjuge pode ser usado para ambos os sexos, enquanto que o servente e o gerente, são usados apenas para o sexo masculino, caso o contrário seria a servente e a gerente.

Respondido por viniciusszillo
60

Bom dia! Segue a resposta com algumas explicações.


(I)Antes da análise das sentenças e das alternativas, devem-se ter em mente dois conceitos sobre substantivos que estão presentes na questão:


a)Substantivos comuns de dois gêneros: são aqueles que possuem uma só forma para os dois gêneros, entretanto é possível identificá-los por meio das palavras que os acompanham (artigos, pronomes ou numerais).

Exemplos:


O/A pianista fez uma apresentação formidável!    

→A distinção entre masculino e feminino é realizada pelo artigo definido.

Este/Esta dirigente não fez uma boa gestão.  

→A distinção entre dirigente masculino e dirigente feminino é explicitada pelo pronome demonstrativo que acompanha o substantivo.

Dois/Duas artistas foram contratadas recentemente pela rede de televisão. →A distinção é realizada pelo numeral cardinal (indicador de quantidade) que acompanha o substantivo.


b)Substantivos sobrecomuns: são aqueles que, da mesma forma que os comuns de dois, apresentam uma só forma, porém, diferenciam-se destes por apresentarem gênero fixo. Assim, somente se pode saber pelo contexto se se trata de um ser do gênero masculino ou feminino.


Exemplo:  A pessoa abordada pelo repórter não achou que estava sendo compelida a participar da entrevista e, por isso, ameaçou-o. Ele, buscando contornar a situação, disse-lhe: “O senhor não precisa participar, mas pense que pode adquirir um tempo de fama, aparecer em um programa de televisão”.


→Note que o termo pessoa é um substantivo sobrecomum, porque possui gênero fixo, no caso, o feminino (a pessoa), e apenas por esta informação nada se pode afirmar sobre o sexo da pessoa. Somente na fala do repórter, ao final, por meio do pronome de tratamento “senhor” pode-se concluir que se tratava de alguém do sexo masculino.


=========================================================


(II)Considerando-se as informações acima, passa-se à discussão das sentenças:


I.O cônjuge ainda não chegou.  

O substantivo “cônjuge” apresenta uma única forma e possui gênero fixo, portanto, é sobrecomum. Há apenas a forma masculina, “o cônjuge”, ao passo que, caso se quisesse haver indicado tratar-se de uma mulher, além do contexto (situação), poderia também haver sido acrescentado o adjetivo “feminino”, reescrevendo-se da seguinte forma: O cônjuge feminino ainda não chegou. Na sentença I, verifica-se a ausência de adjetivo ou do contexto que permita afirmar o sexo a que pertence a pessoa indicada pelo substantivo “cônjuge”.


II.O servente se aproximou.

O substantivo “servente” é comum de dois gêneros, isto é, apresenta uma só forma para ambos os gêneros, entretanto, pode ser facilmente o sexo vinculado à pessoa por meio de uma palavra que o determina, neste caso, o artigo definido masculino “o”. Assim, pode-se concluir que “servente”, na sentença II, refere-se a uma pessoa do sexo masculino.


III.O gerente ainda não chegou.

Novamente, há um caso de substantivo comum de dois. O substantivo “gerente", em virtude de estar acompanhado pelo artigo definido masculino “o”, explicita que se trata de uma pessoa do sexo masculino.


=========================================================


(III)Análise das alternativas, levando-se em consideração a discussão acima realizada:

a)no primeiro período. (VERDADEIRO)

Justificativa: Conforme dito na discussão sobre a sentença I, o substantivo “cônjuge” é sobrecomum, de modo que não se consegue vislumbrar o sexo da pessoa na referida expressão.


b)no segundo período. (Falso)

Justificativa: Claramente se percebe pelo artigo definido masculino, embora a forma do substantivo “servente” (comum de dois) seja a mesma a ambos os gêneros, que se trata de alguém do sexo masculino.


c)no terceiro período. (Falso)

Justificativa: Nitidamente se percebe pelo artigo definido masculino, embora a forma do substantivo “gerente” (comum de dois) seja a mesma a ambos os gêneros, que se trata de alguém do sexo masculino.


d)no primeiro e no segundo períodos. (Falso)

Justificativa: Pelas razões expostas nos itens anteriores, apenas no primeiro período, que abriga o substantivo sobrecomum “cônjuge”, não é possível a identificar se se trata de homem ou mulher. No segundo, que abriga o substantivo “servente”, comum de dois, o artigo masculino indica tratar-se de um homem.


e)no segundo e no terceiro períodos. (Falso)

Justificativa: Ao contrário, somente no segundo e no terceiro períodos pode-se afirmar o sexo do indivíduo envolvido, que nos dois era o masculino.


Diante do acima exposto, afirma-se que não está claro se é homem ou mulher no primeiro período (ALTERNATIVA A).


Espero haver lhe ajudado e bons estudos!


AlissonLaLo: Bela resposta :)
viniciusszillo: Obrigado pela valorização da minha resposta, Alisson.
AlissonLaLo: Por nada :)
Perguntas interessantes