Sociologia, perguntado por lolalves102, 1 ano atrás

Leia as seguintes passagens abaixo:

“Toda a prática da indústria cultural transfere, sem mais, a motivação do lucro às criações espirituais. A partir do momento em que essas mercadorias asseguram a vida de seus produtores no mercado, elas já estão contaminadas por essa motivação”. (...).
“A cultura que, de acordo com seu próprio sentido, não somente obedecia aos homens, mas também sempre protestava contra a condição esclerosada na qual eles viviam, e nisso lhes fazia honra; essa cultura, por sua assimilação total aos homens, torna-se integrada a essa condição esclerosada; assim ela avilta os homens ainda uma vez. As produções do espírito no estilo da indústria cultural não são mais também mercadorias, mas o são integralmente”. (ADORNO, Theodor W. “Indústria Cultural”. In: Theodor W. Adorno. Organização de Gabriel Cohn. 2.ed. São Paulo: Ática, 1994).

Leia um trecho da carta atribuída a Franz Kafka (escritor – 1883-1924) enviada a Oskar Pollak, em 1904:

“Acho que só devemos ler a espécie de livros que nos ferem e trespassam. Se o livro que estamos lendo não nos acorda com uma pancada na cabeça, por que o estamos lendo? Porque nos faz felizes, como você escreve? Bom Deus, seríamos felizes precisamente se não tivéssemos livros e a espécie de livros que nos torna felizes é a espécie de livros que escreveríamos se a isso fôssemos obrigados. Mas nós precisamos de livros que nos afetam como um desastre, que nos magoam profundamente, como a morte de alguém a quem amávamos mais do que a nós mesmos, como ser banido para uma floresta longe de todos. Um livro tem que ser como um machado para quebrar o mar de gelo que há dentro de nós. É nisso que eu creio."

Questão: A partir da leitura dos trechos selecionados e dos seus conhecimentos sobre o tema responda: O que Franz Kafka afirma que a literatura deve realizar (e, de forma ampliada, a arte) é o mesmo que a Indústria Cultural realiza (conforme as posições de Adorno)? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por daniel4242
3
Não. A indústria cultural massifica e capitaliza a cultura enquanto Kafka defende que a cultura deve ser usada para fazer os indivíduos relfetirem e pensarem além do comum.
Perguntas interessantes