Leia as seguintes afirmações sobre a obra I-Juca Pirama de Gonçalves Dias. I.O poema, exemplo marcante da descrição científica do elemento indígena, narra o drama vivido pelo último descendente da tribo dos tupis, feito prisioneiro pelos timbiras. II.O autor apresenta uma visão do índio integrado na tribo, nos costumes, no sentimento de honra que, para os românticos, era a sua mais bela característica. III. O movimento psicológico do poema, com suas alternativas de pasmo e exaltação, se apoia em variação rítmica bem marcada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
[I] Incorreta. Trata-se de um poema romântico, portanto, o índio é descrito de maneira idealizada, jamais de maneira científica.
[II] Correta. O poema apresenta um índio integrado, que implora aos algozes para que não o matem nem o devorem porque tem o pai velhinho que precisa de cuidados. As características idealizadas do bom selvagem como a lealdade ao pai e a honra a seu povo foram sempre muito caras aos românticos brasileiros.
[III] Correta. A variação rítmica é precisamente marcada através de sonora versificação, contribuindo, dessa forma, com a expressividade poética marcada pela exaltação e pelo pasmo.
Respondido por
3
Resposta:
Explicação: b)
II e III
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás