Leia as piadas a seguir. Em cada uma, identifique o trecho no qual há um implícito e explique qual a informação implícita que precisa ser preenchida pelo leitor, para que o efeito de humor se construa. I. A funcionária do banco, irada, diz para o gerente: - Eu estou me demitindo! O senhor não confia em mim! O gerente, espantado, diz: - Mas o que é isso? A senhora trabalha aqui há vinte anos! Eu até deixo as chaves do cofre em cima da minha mesa! - Eu sei! - diz a funcionária chorando. - Mas nenhuma delas funciona! II. Um homem com ar de intelectual entra em uma biblioteca e se dirige à atendente. Cheio de si, pergunta: - Desculpe- me! Poderia me dizer onde se encontra o livro "Homem, o ser mais perfeito da Terra"? A atendente olha para o visitante e responde com firmeza: - Sinto muito, senhor, mas aqui não temos livros de ficção científica! III. O funcionário fala sério para seu chefe: - Seguinte, patrão, me dá um aumento, pois tem três empresas correndo atrás de mim! - É mesmo? Quais? - A de água, a de luz e a do telefone.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I. A funcionária do banco, irada, diz para o gerente: - Eu estou me demitindo! O senhor não confia em mim! O gerente, espantado, diz: - Mas o que é isso? A senhora trabalha aqui há vinte anos! Eu até deixo as chaves do cofre em cima da minha mesa! - Eu sei! - diz a funcionária chorando. - Mas nenhuma delas funciona!
Sentido Implícito: Se a funcionária sabe que nenhuma das chaves do cofre funcionam, quer dizer que ela testou. Ou seja, tentou abrir o cofre.
II. Um homem com ar de intelectual entra em uma biblioteca e se dirige à atendente. Cheio de si, pergunta: - Desculpe- me! Poderia me dizer onde se encontra o livro "Homem, o ser mais perfeito da Terra"? A atendente olha para o visitante e responde com firmeza: - Sinto muito, senhor, mas aqui não temos livros de ficção científica!
Ficção cientifica trata de uma criação imaginária, logo a atendente disse indiretamente ao homem que não existem homens perfeitos.
III. O funcionário fala sério para seu chefe: - Seguinte, patrão, me dá um aumento, pois tem três empresas correndo atrás de mim! - É mesmo? Quais? - A de água, a de luz e a do telefone.
Sentido Implícito: O funcionário precisa de um aumento não pela demanda de outras empresas querendo contrata-lo, mas sim de empresas as quais ele deve e com o salário atual não tem conseguido pagar, fazendo com que o mesmo seja insistentemente cobrado.