Leia as passagens abaixo, extraídas de São Bernardo, de Graciliano Ramos: I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões. II. Uma semana depois, à tardinha, eu, que ali estava aboletado desde meio-dia, tomava café e conversava, bastante satisfeito. III. João Nogueira queria o romance em língua de Camões, com períodos formados de trás para diante. IV. Já viram como perdemos tempo em padecimentos inúteis
Soluções para a tarefa
A questão apresentada está incompleta, mas foi possível encontrá-la para poder resolvê-la. No caso, faltou uma parte da passagem IV e da passagem V, que estão como se segue:
V. Já viram como perdemos tempo em padecimentos inúteis? Não era melhor que fôssemos como os bois? Bois com inteligência. Haverá estupidez maior que atormentar-se um vivente por gosto? Será? Não será? Para que isso? Procurar dissabores! Será? Não será?
V. Foi assim que sempre se fez. [respondeu Azevedo Gondim] A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia .
A questão, então, apresenta as seguintes opções, pedindo para que seja marcado aquela em que ambas as alternativas apresentam metalinguagem:
a) III e V
b) I e II
c) I e IV
d) III e IV
e) II e V
Pode-se verificar então que a resposta tem que ser a. Sendo a metalinguagem, por definição, uma linguagem utilizada para descrever ou mesmo falar sobre outra linguagem, nota-se que ela não está presente na passagem I ou II, que falam sobre rotinas e cotidiano, ou na IV, que aborda um desentendimento. Entretanto, nas passagens III e V, são discutidos diferentes pontos de obras de literatura.
Resposta:
III e V
Explicação: