Leia as orações com atenção e escreva se o tipo de SUJEITO: INDETERMINADO, OCULTO OU ORAÇÃO SEM SUJEITO (INEXISTENTE):
a) Cantaram a minha música preferida naquele festival. ___________________________ b) Nevou, no Sul do país, durante todo inverno. ____________________________ c) Estamos estudando no formato remoto há quinze dias. ___________________________ d) Desejei “Boa sorte!” para todos os meus colegas da sala. _________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Cantaram a minha música preferida naquele festival. INDETERMINADO
b) Nevou, no Sul do país, durante todo inverno. INEXISTENTE
c) Estamos estudando no formato remoto há quinze dias. OCULTO [NÓS]
d) Desejei “Boa sorte!” para todos os meus colegas da sala. OCULTO [EU]
Explicação:
O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Ex: Disseram para esperar aqui. Vieram chamar você. Estão reclamando do atendimento. Estavam conversando na escola durante o intervalo. Disseram que estavam sozinhos.
O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Os verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.)
Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.