Leia as informações abaixo:
TAXA REAL DE JUROS
A inflação é o fenômeno conhecido como o aumento persistente dos preços de bens e serviços. Isso leva à perda do poder aquisitivo, sendo se agrava à medida que forem maiores os preços. Historicamente, as moedas do Brasil (livro “Fazendo e Compreendendo Matemática –Manhúcia- Helenalda – Franca – Anna – Lucília, Editora Solução), representam uma trajetória da inflação desde a época do império:
1) REAL PORTUGUÊS: Circulava desde a época da colonização. Em 1695, a Casa da Moeda da Bahia, criada pelo rei de Portugal D. Pedro II, emite pela primeira vez no Brasil as moedas de real (ouro e prata).
2) CRUZEIRO: Com o corte de três zeros, 1000 réis viram 1 cruzeiro desde 1.º de novembro de 42. O lançamento da nova moeda, criada por Getúlio Vargas, coincidiu com o início do agravamento da inflação.
3) CRUZEIRO NOVO: Em 13 de novembro de 65, o então presidente Castelo Branco assina o decreto criando o cruzeiro novo, que valia 1000 cruzeiros. A idéia foi dos ministros da área econômica, Roberto Campos e Gouveia de Bulhões, para apagar a memória inflacionária.
4) CRUZEIRO: Novo decreto-lei, de 8 de fevereiro de 67, do mesmo presidente Castelo Branco, faz com que o cruzeiro novo volte a se chamar cruzeiro, desta vez sem o corte de zeros.
5) CRUZADO: Em 1.º de março de 86, durante o governo do presidente José Sarney, o ministro Dílson Funaro corta três zeros do cruzeiro, criando o cruzado e congela preços e salários para enfrentar a inflação de 252,6% dos doze meses anteriores.
6) CRUZADO NOVO: O presidente Sarney tenta mais uma vez reduzir a inflação com o congelamento de preços e salários e, em 16 de janeiro de 89, mais três zeros são cortados da moeda. O ministro Maílson da Nóbrega cria o cruzado novo.
7) CRUZEIRO: Em 20 de março de 90, já no governo Collor, para enfrentar uma inflação de 6 007,4% nos doze meses anteriores, a ministra Zélia Cardoso de Mello ressuscita o cruzeiro.
8) CRUZEIRO REAL: O governo Itamar Franco decide criar o cruzeiro real. O ministro Fernando Henrique Cardoso, no dia 2 de agosto de 93, corta três zeros do cruzeiro.
9) REAL: Em 01.07.94 foi criado o real. Ao valor unitário da nova moeda, R$ 1,00, foi atribuído o valor de CR$ 2 750,00.
A Matemática Financeira estuda ajustes para que a alta taxa de inflação seja tratada e analisada e que haja um relacionamento com as taxas de juros, claros e corretos, que não causem ilusão de ganho real. Dependendo do estudo equilibrado das taxas, um investidor pode ter rendimentos abaixo da taxa de inflação, mas talvez seja uma estratégia para que o dinheiro circule. Existem Índices de Preços que ajustam os produtos ao mercado inflacionado.
Construam texto em colaboração aos demais participantes desta discussão.
A) Pesquise os Índices atuantes no mercado atual e a sua funcionalidade, refletindo a influência desses índices na vida cotidiana. São necessários? Quais as implicações?
B) Se melhor esclarecer, busque informações sites como
www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/04/inflacao
www.valor.com.br/valor-data/tabela/5800/inflacao
e avaliem situações onde o valor real de juros pode não transparecer ganho real, por exemplo.
C) Qualquer fonte utilizada peve ser apresentada.
D) Traga conclusões sobre o tema e avaliem o texto como coeso, com continuidade das ideias colocadas
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
desculpa mais ta difícil isso
giselefunchal2:
muito obrigado por tentar me ajudar, realmente esta bem complicado...
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás