Geografia, perguntado por themelondrive1p8hhyx, 1 ano atrás

Leia as informações a seguir sobre o Índice de Percepção da Corrupção, levantamento anual feito pela ONG Transparência Internacional.

A corrupção baseia-se, em geral, em atividades ilegais que são deliberadamente escondidas e só vêm à luz através de escândalos, investigações e processos judiciais. Não existe uma forma consistente de avaliar a corrupção em níveis absolutos, em países ou territórios, com base em dados empíricos concretos. As tentativas possíveis de fazê-lo, tais como pela comparação dos subornos reportados, número de processos judiciais instaurados ou pelo estudo de casos em processos legais diretamente ligados à corrupção, não podem ser tomadas como indicadores definitivos dos níveis de corrupção. Pelo contrário, mostram a eficácia dos promotores públicos, tribunais ou da mídia na investigação e exposição da corrupção. A coleta das percepções daqueles que estão em posição de prestar avaliações da corrupção do setor público é o método mais fiável de comparação de níveis relativos de corrupção em diferentes países.

O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) pontua e classifica os países/territórios com base na percepção da dimensão da corrupção do setor público de um país. É um índice composto, uma combinação de pesquisas e avaliações de corrupção, recolhidos por várias instituições. O IPC é o indicador de corrupção mais utilizado em todo o mundo.

A pontuação de um país/território indica o nível da percepção sobre a corrupção do setor público numa escala de 0-100, em que 0 significa que o país é considerado como altamente corrupto e 100 significa que o país é considerado muito íntegro. A classificação de um país indica a sua posição relativamente aos outros países/territórios incluídos no Índice.

Observe a posição da Índia no Índice de Percepção da Corrupção em relação aos países selecionados e, por meio da análise da tabela e do conteúdo estudado, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.


Índice de Percepção da Corrupção: países selecionados – 2015
Posição País Pontuação
1 Dinamarca 91
5 Holanda 87
8 Cingapura 85
10 Alemanha 81
13 Austrália 79
16 Estados Unidos 76
18 Japão 75
21 Uruguai 73
23 Chile 70
27 Butão 65
28 Botsuana 63
44 Ruanda 54
61 Itália 44
76 Brasil 38
76 Índia 38
83 China 37
99 Bolívia 34
119 Rússia 29
130 Paraguai 27
158 Venezuela 17
167 Somália 8

A) O problema que levou a Índia à crise econômica entre os anos de 1990 e 1991 estava ligado à corrupção, principalmente pelo fato de o governo empregar parentes na administração pública sem concurso.

B) Os trabalhos de promotores públicos, tribunais e da mídia são fundamentais para a investigação e exposição da corrupção.

C) De acordo com o IPC, o Brasil é menos corrupto do que os demais países da América do Sul, pois, entre eles, é o que está mais bem colocado na tabela.

D) Na década de 1990, muitos empresários indianos corrompiam funcionários do alto escalão governamental para adquirir licenças para a produção industrial, assim, nem sempre elas iam para aqueles que realmente desejavam produzir com qualidade e baixo custo.

E) A Índia tem o mesmo nível de corrupção que o Brasil.

F) A Dinamarca pode ser considerada um país mais corrupto do que a Índia, por apresentar maior pontuação na tabela.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
20
Olá, 

 V - V - F - V - V - F

   A corrupção é um dos problemas mais comuns do mundo, é um ato que podemos encontrar em qualquer lugar do mundo, mas é claro que as condições e o tamanho da corrupção, fazendo com que os países sofram mais ou menos com esse crime. 

  Por isso os indicadores de corrupção são cada vez mais necessários para que as pessoas continuem atentos a esses problemas e os evitem cada vez mais, lutando pelos seus direitos como cidadãos de determinado país. A corrupção é mais comum em países em desenvolvimento.
Perguntas interessantes