Leia as informações a seguir.
Em 1940 a idade média dos homens no ato do casamento era de 27 anos, a qual se manteve quase inalterada até nossos dias. Com as mulheres não ocorreu o mesmo. Em 1940, elas se casavam mais cedo, em média aos 21 anos, idade que veio crescendo sistematicamente passando de 23 anos em 1950, para 30 anos no anos 2000.
Disponível em: BERQUÓ, Elza. Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica. In: SCHWARCZ, Lilia M. História da vida privada no Brasil. Trecho do texto adaptado. Acesso em: 17 out. 2011.
O aumento progressivo da idade de casamento das mulheres entre os anos de 1940 a 2000 deve-se, sobretudo, à(0.5 Pontos)
aprovação do código eleitoral, que garantiu a participação política das mulheres.
elevação da escolaridade, que possibilitou a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.
implementação de políticas de saúde pública, que permitiu o acesso à contracepção.
instituição do divórcio, que deu aos divorciados o direito de contrair novo matrimônio.
Soluções para a tarefa
A partir dos anos 1940, a idade média das mulheres ao se casarem passou a aumentar progressivamente devido, principalmente, a sua crescente inserção no mercado de trabalho, como se afirma na letra B.
Vamos entender melhor.
A mulher no mercado de trabalho no Brasil
No final do século XX, o Brasil começou a passar por um processo de industrialização, modernização e urbanização que contribuiu em grande peso à possibilidade da inserção das mulheres no mercado de trabalho.
Com as mudanças socioculturais em andamento, a estrutura familiar brasileira mudou. As mulheres passaram a ter mais acesso à escolaridade e, consequentemente, ao trabalho e, dessa forma, progressivamente têm se casado mais tarde do que antes dos anos 1940.
Aprenda mais sobre a industrialização do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/36514084
#SPJ9