Leia as informações a seguir: A ingestão de gordura trans promove um aumento mais significativo na razão: lipoproteína de baixa densidade/lipoproteína de alta densidade (LDL/HDL), do que a ingestão de gordura saturada.
Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um alimento só pode ser considerado "zero trans" quando contiver quantidade menor ou igual a 0,2 g desse nutriente, não sendo recomendado consumir mais que 2 g de gordura trans por dia. O quadro abaixo representa um rótulo de um biscoito comercialmente vendido que atende às especificações do porcentual de gorduras trans, exigidas pela nova legislação brasileira.
As informações apresentadas permitem concluir que o consumo diário excessivo do biscoito poderia provocar alteração de
A) triglicéride, reduzindo sua concentração plasmática.
B) triacilglicerol, diminuindo sua síntese no tecido adiposo.
C) LDL-colesterol, aumentando sua concentração plasmática.
D)HDL-colesterol, elevando sua concentração plasmática.
E) colesterol, reduzindo sua concentração plasmática.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
Explicação:
No enunciado, ele afirma que haverá um consumo excessivo da bolacha e a questão está falando de colesterol. Então, devemos apenas levar em consideração o aumento do colesterol.
Você deve saber que os colesteróis são transportadores de lipídios no sangue. Para isso, existem dois tipos, o LDL (conhecido como colesterol ruim) e HDL (conhecido como o bom). Na realidade, não existe esse negócio de colesterol ruim ou bom, mas esse apelido foi dado, por conta de o LDL ter uma capacidade de transportar mais lipídios, o que demonstra um consumo excessivo de gorduras, visto que o corpo necessitou aumentar a eficiência do transporte, por isso esse nome foi dado.
A letra a) está errada, pois aumentou a quantidade de triglicerídeos (lipídios)
A letra b) está errada, pois afirma que diminui a síntese, mas na verdade aumenta.
A letra e) está errada, pois aumenta o colesterol.
Normalmente, as pessoas ficam entre a c) e a d), porém, levando em conta que ele afirmou que houve excesso de consumo de bolacha, o corpo tende a produzir o LDL, pois possui maior eficiência e consegue transportar mais colesterol pelo sangue que o HDL