Leia as frases a seguir:
"Eu comprei Bombril para lavar as panelas."
"Preciso de Cotonetes para limpar as orelhinhas do bebê."
01 – Qual figura de linguagem está presente nas sentenças acima? *
1 ponto
a) Metonímia.
b) Hipérbole.
c) Comparação.
d) Metáfora.
02 – Que figura de linguagem ocorre na frase: “Chorou um rio de lágrimas quando viu o ídolo subir ao palco.” *
1 ponto
a) Metáfora.
b) Metonímia.
c) Hipérbole.
d) Eufemismo.
Soluções para a tarefa
1 – A figura de linguagem é a a) Metonímia.
A metonímia consiste na utilização de uma palavra que não se encontra em seu contexto semântico natural. Podendo apresentar um significado mais objetivo, material ou mesmo conceitual. Sendo uma importante figura de linguagem.
2 – A figura de linguagem é a c) Hipérbole.
A hipérbole consiste em uma figura de linguagem e acontece em orações que apresentam certo exagero, de caráter proposital. Ou seja, é uma forma dramática para a transmissão de uma ideia em um contexto maior.
Bons estudos!
1) A figura de linguagem presente nas sentenças apresentadas está apontada na letra A) Metonímia.
Metonímia pode ser compreendida como a figura de linguagem em que há a utilização de uma palavra no lugar de outra, isto é, a substituição de um termo que é usado no lugar de outro para empregar o mesmo sentido ou sentido semelhante.
Só é possível haver uma troca entre as palavras quando estas se aproximam quanto aos seus sentidos.
Por exemplo: "não tenho carro, não tenho teto" - Nessa frase, o indivíduo quer expressar que não tem carro e nem casa, e utiliza o termo "teto" para se referir a uma casa. Há a substituição de um termo pelo outro, sem que isso prejudique o sentido da oração.
2) A figura de linguagem existente na frase referida está de acordo com a letra C) Hipérbole.
Hipérbole pode ser definida como a figura de linguagem onde há um exagero por parte de um indivíduo sobre determinado aspecto, seja ele qual for, podendo ser alguma coisa ou alguém.
O enunciador, ao exagerar sobre determinado elemento ou assunto, faz isso de modo intencional, querendo transmitir uma ideia de algo intenso, seja positivamente ou negativamente.
Por exemplo: "estou morrendo de sede" - Na frase, o enunciador não está de fato morrendo, mas quer passar a ideia de que precisa beber algo com urgência e exagera propositalmente.
Veja mais sobre metonímia e hipérbole em:
https://brainly.com.br/tarefa/17190719
https://brainly.com.br/tarefa/438825