Português, perguntado por hector190706, 7 meses atrás

Leia as explicações sobre o discurso indireto livre para responder às questões.

Discurso misto ou indireto livre

A partir do século XIX, os autores desenvolveram um terceiro tipo de discurso, misto dos tipos tradicionais, chamado discurso indireto livre.

Nesse novo estilo, o discurso direto e o indireto se misturam, provocando uma ambiguidade muito expressiva, pois os limites entre a voz do narrador e a voz ou pensamento da personagem perdem a nitidez:

• não se usam os verbos de fala (disse, pensou, perguntou, respondeu, etc.);

• não se usam as marcas gráficas e a pontuação identificadoras do discurso direto (dois-pontos, travessão, aspas);

• não se usam as conjunções que iniciam o discurso indireto (que e se);

• misturam-se as marcas gramaticais indicadoras da pessoa que fala, como as pessoas do discurso dos verbos e pronomes, tempos verbais (presente da narração e passado dos acontecimentos narrados), advérbios (aqui e lá, por exemplo).

Observe o exemplo tirado do parágrafo 10 do conto:

— Já vou indo – respondeu o menino enquanto removia a água da bacia. Voltou-se para o cachorro. E seu rostinho pálido se confrangeu de tristeza. Por que Biruta não se emendava, por quê? Por que não se esforçava um pouco para ser melhorzinho? Dona Zulu já andava impaciente, Leduína também, Biruta fez isso, Biruta fez aquilo...

Nesse trecho:

• O segmento marcado em verde possui as marcas do discurso direto: os travessões, a primeira pessoa (eu) do verbo, o tempo presente (que indica que a ação ou intenção de ir ocorrem no momento em que a frase é dita pela personagem).

• O segmento marcado em azul possui as marcas da narração (voz do narrador): o verbo de fala (respondeu), a terceira pessoa (ele, o menino), as formas verbais do pretérito (respondeu, removia, etc.), indicando que as ações foram realizadas no passado, em relação ao momento em que são narradas).

• No segmento marcado em laranja não há essa nitidez, pois as marcas dos discursos se misturam.Sobre o trecho marcado em negrito no exemplo, responda:

a) A quem devem ser atribuídas essas frases? Explique.

b) Em relação a esass frases, indique e explique:

• uma marca do discurso direto;
• uma marca do discurso indireto.

c) Escolha um discurso – direto ou indireto – e reescreva o trecho no estilo escolhido.

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
6

A. As perguntas frases devem ser atribuídas ao menino, pois referem-se ao que ele estava pensando.

B.

  • Uma marca do discurso direto: travessão. Veja:

" Já vou indo"

  • Uma marca do discurso indireto: verbo de elocução. Veja:

"– respondeu o menino enquanto removia a água da bacia."

C. Discurso indireto:

"— Já vou indo – respondeu o menino enquanto removia a água da bacia. Voltou-se para o cachorro. E seu rostinho pálido se confrangeu de tristeza. Então, pensou:

— Por que Biruta não se emendava, por quê? Por que não se esforçava um pouco para ser melhorzinho? Dona Zulu já andava impaciente, Leduína também. Elas diziam: "Biruta fez isso, Biruta fez aquilo...".

→ Vamos dividir em três partes para ficar mais fácil, você não especificou, mas provavelmente ficará assim:

Segmento verde:

— Já vou indo

Segmento azul:

– respondeu o menino enquanto removia a água da bacia. Voltou-se para o cachorro. E seu rostinho pálido se confrangeu de tristeza.

Segmento laranja:

Por que Biruta não se emendava, por quê? Por que não se esforçava um pouco para ser melhorzinho? Dona Zulu já andava impaciente, Leduína também, Biruta fez isso, Biruta fez aquilo...

Como você não especificou quais os trechos em verde, azul e laranja, a questão ficou um pouco confusa.

Espero ter conseguido ajudar!

Respondido por Anjuliadutra
3

Resposta:

a) Essas frases devem ser atribuídas a Alonso. Elas constituem seu pensamento, no momento em que olhou para Biruta e expressou sua tristeza contraindo o rosto.

b) Respostas possíveis:

• Marca do discurso direto: o tom interrogativo, indicado pelos pontos de interrogação. Na correção, explicar aos alunos que frase interrogativa com ponto de interrogação é chamada de interrogação direta.

• Marcas do discurso indireto: os verbos no pretérito imperfeito – emendava, esforçava, andava. No discurso direto esses verbos estariam no presente, pois as ações indicadas por eles seriam concomitantes ao pensamento da personagem.

c) Respostas possíveis.

• Em discurso direto: E seu rostinho pálido se confrangeu de tristeza e ele pensou: “Por que Biruta não se emenda, por quê? Por que não se esforça um pouco para ser melhorzinho? Dona Zulu já anda impaciente, Leduína também, sempre acusando – Biruta fez isso, Biruta fez aquilo...”

• Em discurso indireto E seu rostinho pálido se confrangeu de tristeza e se perguntou por que Biruta não se emendava, por que não se esforçava um pouco para ser melhorzinho. Pensou que Dona Zulu já andava impaciente, e também Leduína, sempre dizendo que Biruta tinha feito isso, tinha feito aquilo...

Explicação:

PLURALLLLLLLLLLLLLLL, ATENÇÃO

Perguntas interessantes